Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2004 - 06h09

Serra, com 26%, lidera em SP; Maluf e Marta estão com 20%

Publicidade

FERNANDO RODRIGUES
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, está em primeiro lugar na disputa, com 26% das preferências de voto dos paulistanos, segundo pesquisa Datafolha realizada na quarta-feira, dia 19. No principal cenário pesquisado, com todos os pré-candidatos interessados na sucessão paulistana, aparecem em segundo lugar empatados com 20% a atual prefeita da cidade, Marta Suplicy (PT), e Paulo Maluf (PP).

Chama atenção na pesquisa a grande rejeição dos eleitores a Maluf (50%) e a Marta (43%) e a pequena taxa conferida a Serra (11%). Na pesquisa anterior feita pelo Datafolha, em 25 de março, Maluf tinha a preferência dos votos de 24% dos pesquisados, Serra registrara 22% e, Marta, 17%.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A rigor, portanto, só Serra e Maluf tiveram variações reais --Serra subiu quatro pontos e Maluf caiu na mesma proporção.

Marta evoluiu de 17% para 20%, no limite máximo da margem de erro, de três pontos percentuais. É importante notar que tanto Marta como Maluf, numa situação improvável estatisticamente, podem estar hoje com 23%. Da mesma forma, Serra poderia estar no seu patamar inferior, com 23%. Todos estariam, dessa forma, empatados tecnicamente em primeiro.

O Datafolha afirma, entretanto, que essa situação é improvável, sobretudo pelo que se pode observar nos demais cenários da pesquisa --além da rejeição diferenciada de cada candidato.

De acordo com a lei eleitoral, os partidos têm de fazer suas convenções e escolher formalmente os candidatos de 10 a 30 de junho. Por conta disso, há ainda vários cenários possíveis. O Datafolha investigou a opinião dos eleitores diante de seis cenários. Em todos José Serra aparece em primeiro lugar, variando de 26% a 34%.

O menor percentual do tucano (26%) aparece quando a cartela é apresentada ao entrevistado com o maior número de candidatos. Com a retirada de nomes da lista, Serra melhora seu desempenho --por exemplo, passa para 34% se Maluf fica de fora do páreo.

Algo bem diverso se dá com a dupla Marta e Maluf. O voto dedicado a ambos parece ser inelástico, independentemente do cenário. Com Maluf, sem Maluf, com Luiza Erundina (PSB) ou sem, Marta Suplicy só varia de 19% a 21%. O mesmo ocorre com Maluf: fica com 20% a 22%.

Alguns fatos das últimas semanas podem ter influenciado o bom desempenho de Serra. Um deles é a nova onda de informações sobre as supostas contas bancárias que Maluf tem na Suíça --o que ele nega. O PSDB também ocupou as TVs há uma semana com seu programa partidário no horário nobre. Serra foi a estrela do comercial, carregado de críticas ao governo Lula.

Outros candidatos

Abaixo do pelotão de frente (Serra, Maluf e Marta) vem apenas Luiz Erundina como candidata solitária no grupo intermediário. A hoje deputada federal do PSB, ex-prefeita paulistana (1989-1992), tem 11% no cenário em que aparecem todos os concorrentes. No máximo, atinge 12% -quando Maluf não está na lista.

Francisco Rossi (PHS) está com 4%, mesmo percentual do deputado federal José Aristodemo Pinotti (PFL). O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT), tem 3%. Michel Temer (PMDB), Arnaldo Faria de Sá (PTB) e Doutora Havanir (Prona) tem 1% cada. Arnaldo Jardim (PPS), embora citado, não pontuou para chegar a 1% nesse cenário --no qual 7% disseram votar em branco ou nulo e 4% responderam não saber em quem votar.

Uma das formas de verificar a força de uma candidatura é o voto espontâneo, quando o Datafolha só pergunta quem o entrevistado pretende escolher para prefeito, mas sem mostrar nomes.

Na pesquisa espontânea, José Serra saiu de 1% em dezembro para 2% em março e chegou agora a 10%. Marta Suplicy está estacionada em 13% desde o final do ano passado. Maluf tinha 13% em dezembro e hoje está com 12%.

Nessa pergunta, sem ver os nomes dos possíveis candidatos, 49% dos eleitores responderam ainda não saber em quem votar.

Na pesquisa estimulada com todos os candidatos, Serra tem mais pontos em todas as faixas de renda, mas está melhor entre os que ganham acima de dez salários mínimos: tem 36% nessa faixa, contra 19% de Marta e 14% de Maluf.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página