Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2004 - 21h15

Agricultores invadem sede do Incra no Pará

Publicidade

MAURO ALBANO
da Agência Folha

A sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Belém, no Pará, foi invadida por militantes do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), que reivindicam titulação de lotes e obras de infra-estrutura em áreas de assentamento.

Segundo o MPA, cerca de 680 pessoas estão dentro do prédio, invadido na terça-feira. Já o Incra, que obteve hoje uma liminar de reintegração de posse, diz que o número é "exagerado" e que há no máximo 400 pessoas participando da invasão.

Os servidores do órgão estão em greve desde o início do mês. A superintendência do Incra em Belém diz que, com a paralisação, não é possível atender às reivindicações do movimento.

O superintendente José Roberto Faro deve se reunir hoje com lideranças do MPA para negociar a desocupação do prédio. Ele disse que prefere que a reintegração de posse não precise ser cumprida pela Polícia Militar.

MST

Deputados e senadores que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Terra visitaram ontem a fazenda Peruano, em Eldorado do Carajás (768 km ao sul de Belém), invadida desde 17 de abril por cerca de 2.500 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Os parlamentares tentam mediar uma solução para o conflito entre o MST e o proprietário da fazenda, Evandro Mutran, que obteve na Justiça um mandado de reintegração de posse.

"Não vamos sair de lá. Se tentarem nos retirar, vai ter conflito", disse Jorge Neri, da coordenação estadual do MST.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página