Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2004 - 18h19

PT divulga doações de empresas farmacêuticas para campanha de Lula

Publicidade

da Folha Online

A direção nacional do PT divulgou hoje a lista de empresas farmacêuticas e químicas que fizeram doações para a campanha que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. No total, o partido afirma ter arrecadado R$ 1,567 milhão desses segmentos.

O levantamento aponta doações de 15 empresas. O maior repasse, de R$ 480 mil --em três parcelas--, foi feito pela OPP Química S/A, conforme a tabela abaixo.



O secretário de Finanças do partido, Delúbio Soares, será convocado para depor --data ainda indefinida-- no âmbito das investigações relacionadas à Operação Vampiro da Polícia Federal.

Ele foi citado no depoimento do lobista Francisco Danúbio Honorato, que foi detido, mas já liberado, por suposto envolvimento nas fraudes em licitações do Ministério da Saúde para compra de medicamentos, principalmente de hemoderivados (usados no tratamento da hemofilia).

Segundo Honorato, o também lobista Laerte Corrêa Júnior arrecadou dinheiro para campanhas políticas do PT, com o conhecimento de Delúbio. Em entrevista à Folha, o petista confirmou ter encontrado Corrêa, mas negou irregularidades nas contas. Corrêa está preso desde sábado.

A Operação Vampiro foi deflagrada em maio, com a prisão de 17 pessoas, entre empresários, servidores públicos e lobistas. Foram detectados indícios de fraude na aquisição de derivados do sangue, insulina e preservativos. A PF analisa material apreendido para verificar o alcance da quadrilha.

Com a Folha de S.Paulo

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre a Operação Vampiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página