Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2004 - 16h07

CPI do Banestado decide amanhã se convoca Maluf a depor

Publicidade

da Folha Online

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Banestado irá analisar amanhã o requerimento que convoca o ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (1993 -1996) a depor na comissão. Todos os integrantes foram convocados para participar da reunião.

Apresentado no ano passado pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o requerimento foi sobrestado pelo relator da CPI, deputado José Mentor (PT-SP), que achou melhor, antes de convocar o ex-prefeito, ter em mãos documentos do Judiciário que demonstrem supostas movimentações financeiras de Maluf em contas bancárias na Suiça.

Neste ano, um ofício foi encaminhado às autoridades solicitando os documentos, mas eles ainda não chegaram à comissão.

O objetivo da reunião, segundo a assessoria do presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MS), é colocar em votação todos os requerimentos que estejam sobrestados, dentre os quais o que convoca Maluf.

CPI

Aberta em junho de 2003, com base em investigação da Polícia Federal, a CPI do Banestado apura as responsabilidades sobre evasão de divisas do Brasil destinadas a paraísos fiscais --o montante soma US$ 30 bilhões, movimentados entre 96 e 97.

Segundo a PF, o principal destino do dinheiro no exterior era a agência do Banestado (Banco do Estado do Paraná) em Nova York. Um grupo de doleiros operava diversas contas nessa agência, de onde movimentavam dinheiro para outros bancos nos Estados Unidos. De lá, reenviariam a paraísos fiscais.

Além de suspeita de lavagem dinheiro e ligações com o tráfico, o relatório da PF apontou o envolvimento de políticos e parentes de políticos no esquema.

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre a CPI do Banestado
  • Veja o que já foi publicado sobre as supostas contas de Maluf no exterior
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página