Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2004 - 13h18

Benedita e Calheiros lamentam morte de Brizola

Publicidade

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

A ex-ministra da Assistência Social, Benedita da Silva (PT), que também foi governadora do Rio durante alguns meses de 2002, disse que ficou "abalada e muito sentida" com a morte do ex-governador Leonel Brizola.

Ela afirmou que, embora discordasse de algumas de suas idéias, Brizola foi um grande brasileiro e um grande batalhador das causas sociais.

"O Brasil perde quem defendia muito os interesses do país", disse. Benedita atribui à preocupação do ex-governador com os menos favorecidos a forte presença de populares no velório. "É natural que as favelas desçam e que os mais pobres cheguem", disse.

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, que chegou ao velório acompanhado do presidente do partido, Michel temer, disse que Brizola foi um grande líder político e um grande brasileiro.

Calheiros disse esperar que a morte de Brizola não comprometa a aliança entre seu partido e o PDT, que estava sendo costurada para as eleições municipais. "Espero que o processo prossiga", disse Calheiros.

"Para o bem"

O arcebispo emérito do Rio, dom Eugênio Salles, que foi cardeal-arcebispo do Estado enquanto Brizola era governador, disse, de manhã, que já celebrou uma missa em memória do ex-governador em sua casa, e que amanhã de manhã vai celebrar missa de corpo presente no Palácio Guanabara, antes do corpo do ex-governador ser levado a Porto Alegre.

"Toda vez que precisei dele para o bem, ele sempre estava pronto", afirmou. "Peço a Deus que tenha este meu amigo uma jornada tranqüila."

O vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, também compareceu ao velório. Desde 1982, quando foi eleito governador do Rio, Brizola acusava a empresa de boicotá-lo, e de agir "contra o povo brasileiro".

Leia mais
  • Morre, aos 82, o ex-governador do Rio Leonel Brizola
  • Saiba quem foi Leonel Brizola
  • Lula decreta luto oficial de três dias após morte de Brizola
  • Votação da MP do mínimo é adiada em função da morte de Brizola

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o ex-governador Leonel Brizola
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página