Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2004 - 04h21

Serra se diz humilde, Maluf, feliz, e PT, confiante

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, pregou humildade ao comentar o resultado da última pesquisa Datafolha, que o coloca isolado na frente, com 30% das intenções de voto. O segundo colocado na sondagem, Paulo Maluf (PP), disse estar "alegre" com o resultado. Já o PT, da prefeita Marta Suplicy, adotou o discurso da confiança e de que é possível virar o jogo.

"Neste momento, a volatilidade é muito grande. Temos que ter humildade", disse Serra, que teve sua candidatura homologada, ontem, em convenção na Assembléia paulista (leia mais sobre as convenções dos partidos nas páginas 10 e 12).

A festa de oficialização da candidatura tucana e da coligação com o PFL contou ainda com a participação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que disse que recebia o resultado do Datafolha com um misto de humildade e entusiasmo. "Não tem salto alto, precisamos amassar barro e suar a camisa. Estamos preparados para tirar o petismo e o malufismo da administração de São Paulo", afirmou o governador.

O deputado federal Gilberto Kassab (PFL), que será o vice de Serra, declarou que ainda vê possibilidades de crescimento da candidatura. "São números muito bons, mostram que largamos de um patamar razoável e que temos ainda chance de crescer quando mostrarmos as propostas para a cidade", disse ele.

Maluf e Marta

O ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que ficou em segundo lugar no Datafolha (24% das intenções de voto), disse estar "alegre" com os números revelados. "Estou na maior alegria com o resultado da pesquisa porque a campanha ainda nem começou e estou em empate técnico em primeiro lugar", afirmou o pepista.

O ex-prefeito vai participar hoje de uma nova prévia de sua legenda para confirmar seu nome na disputa. O evento realizado no domingo passado não foi considerado oficial. "Estou agradavelmente surpreso com o resultado [do Datafolha]. Aqueles que estão confiantes na minha vitória para a Prefeitura de São Paulo podem ter a certeza de que o bom prefeito está voltando", disse Maluf, reforçando o seu slogan de campanha.

O presidente do PT, José Genoino, afirmou que os números do Datafolha apenas "refletem o momento", mas ele já vê melhora no desempenho da prefeita Marta Suplicy (PT) nas pesquisas. Ela tem 20% das intenções de voto.

Genoino destacou, entre os números do Datafolha, a "repercussão altamente positiva da mudança no transporte, que foi sempre um desafio para São Paulo".

"Nós estamos calmos. Quando a campanha começar, daqui a uma semana, com o que a Marta vai apresentar do governo dela e com a força das lideranças que têm peso popular em São Paulo, nós vamos subir muito e estamos tranqüilos para ganhar a eleição."

"Com o horário eleitoral e com a mobilização do partido, nós vamos conquistar uma melhor avaliação. Estamos firmes e confiantes", completou Genoino.

O deputado estadual Cândido Vacarezza (PT) adotou um discurso semelhante ao de Genoino. Ele falou sobre a pesquisa durante a convenção do PT que homologou a candidatura de Marta ontem, na capital paulista.

"A campanha está só começando, e eu confio plenamente na vitória de Marta. Os tucanos deveriam pedir desculpas ao país por terem aumentado a dívida externa", afirmou o deputado.

A prefeita Marta Suplicy não conversou com os jornalistas e não comentou o resultado da pesquisa Datafolha. A candidata à reeleição --que confirmou como seu candidato a vice o também petista Rui Falcão-- apenas fez discursos no evento.

Erundina, Rossi e Paulinho

A Folha não conseguiu localizar a deputada federal Luiza Erundina, candidata do PSB. Ela aparece em quarto na pesquisa, com 8% das intenções de voto.

O candidato Francisco Rossi (PHS), que aparece em quinto lugar, com 3%, disse que já esperava o resultado porque "Serra e Maluf estão superexpostos". "Está de bom tamanho. Eu tenho pouca exposição na mídia e acho que esses números vão começar a se mexer quando começar o horário eleitoral na TV [18 de agosto]."

Já o candidato do PDT, Paulo Pereira da Silva, que tem 2% das intenções de voto segundo a pesquisa, comparou a disputa em São Paulo com uma corrida de Fórmula 1. "Não significa que quem está na frente vai ganhar a eleição. O carro pode ter problemas no meio do caminho."

Segundo Paulinho, o seu nome é ainda desconhecido do eleitorado, mas isso tende a mudar. "Eu tenho certeza de que, na medida em que eu for me colocando, posso melhorar nas pesquisas."

Leia mais
  • Serra lidera com 30%; Maluf vai a 24%, e Marta tem 20%
  • Veja como foi feita a pesquisa na cidade de SP
  • Mulheres dão liderança a Serra

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre as eleições paulistanas
  • Leia mais sobre as Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página