Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2004 - 14h31

Temer desiste de candidatura em SP para ser vice de Erundina

Publicidade

SILVIO NAVARRO
da Folha Online

Depois de resistir à aliança com o PT e não conseguir emplacar a candidatura do deputado federal Michel Temer, o PMDB decidiu apoiar o PSB na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O próprio Temer, entretanto, foi indicado para o posto de vice da ex-prefeita Luiza Erundina (1989-92).

A aliança com o PSB, costurada pelo ex-governador Orestes Quércia (PMDB), será oficializada na tarde desta terça-feira, último dia do prazo determinado pela Justiça Eleitoral para os partidos anunciarem as coligações.

No último dia 20, os dois partidos haviam homologado as candidaturas de Erundina e Temer nas convenções municipais. O cargo de vice da ex-prefeita seria ocupado pelo ex-deputado estadual Pedro Dallari (PSB).

PMDB

No caso de Temer, a homologação foi feita por uma comissão provisória, que preside o Diretório Municipal. O PMDB tem cinco vereadores em São Paulo e compõe a base da prefeita Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição. No Congresso, é um dos principais aliados do governo Lula --77 deputados.

A direção da sigla na cidade foi dissolvida no início do mês por Quércia, que barrou as negociações entre peemedebistas e o PT paulistano. A direção anterior era liderada pelo vereador Milton Leite e defendia o apoio à reeleição de Marta.

O PT chegou a nomear cargos na administração municipal em troca de votos de delegados peemedebistas na convenção. Irritado, Quércia fez a intervenção.

Na ocasião, o ex-governador chegou a afirmar que ainda tentava a aliança com o PSB e para tal conversava com o presidente do PSB, o ex-governador Miguel Arraes (PE). O entrave era convencer Temer, atual presidente do PMDB e ex-presidente da Câmara dos Deputados, a concorrer como vice.

Pesquisas

A decisão de Temer de abrir mão da vaga foi motivada pelos sucessivos fracassos nas sondagens eleitorais. Pesquisa Datafolha de sábado apontava que o peemedebista tinha 1% das intenções de voto. Outro levantamento, realizado pelo Ibope, mostrou índice similar.

De acordo com o Datafolha, Erundina aparece em quarto lugar na corrida pela prefeitura, atrás do tucano José Serra (30%); de Paulo Maluf (PP), com 24%; e Marta, com 20%. Erundina oscilou negativamente, de 11% para 8%, nas pesquisas de maio para junho. No Ibope, a ex-prefeita tem 9%.

Antes de negociar a chapa conjunta, PMDB e PSB encabeçaram o projeto de formar uma quarta via na eleição paulistana, que teria também o apoio do PDT e do PPS. A proposta, que naufragou 20 dias depois do lançamento, era formar uma frente alternativa às candidaturas de Marta, Serra e Maluf.

Leia mais
  • Com o PMDB, Erundina elogia Quércia e diz que eleição começa agora

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre as eleições em São Paulo
  • Veja o especial sobre as eleições
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página