Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2004 - 23h47

Duda Mendonça diz que Marta é a candidata que os eleitores buscam

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O publicitário Duda Mendonça apontou hoje a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), como a candidata com o perfil que os eleitores buscam neste ano: "Não um super-homem, mas alguém sincero, que sabe se comprometer, falar das dificuldades e que procura trabalhar sobretudo para o povo mais pobre".

"É uma realidade no Brasil, sobretudo no Nordeste, e eu acho que São Paulo tem mostrado isso [esse perfil], apesar das dificuldades que todas as prefeituras atravessam", declarou.

Duda foi responsável pela campanha que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva presidente em 2002 e, neste ano, é responsável pelas campanhas de cinco candidatos a prefeito do PT _em São Paulo, Recife, Curitiba, Goiânia e Belo Horizonte.

Ele esteve nesta segunda-feira em Recife para apresentar parte da peça publicitária do prefeito da cidade e candidato à reeleição, João Paulo (PT), e destacou a importância de os candidatos mostrarem seus feitos na administração. Disse que onde houver tentativa de reeleição, o pleito terá caráter plebiscitário. "Estará em jogo o trabalho do prefeito", afirmou.

Segundo ele, antes de decidir o nome de um eventual sucessor, o eleitor se questionará sobre a viabilidade de permanência ou não de quem já está no poder.

Para Duda, o desgaste que quem ocupa um cargo público é inevitável, mas reversível. Ele disse ainda que, estando em evidência, o presidente Lula poderá ser criticado. "Mas acho que a campanha de prefeito tem que tratar dos problemas da cidade."

"Paz e amor"

Sobre índices de rejeição, disse que eles podem ser interpretados de diversas maneiras. "Mede-se rejeição como área de apartamento: tem tantos metros quadrados. Mas é de área útil, com garagem, sem garagem? Tem 400 especificações."

Fiel à estratégia do "paz e amor", adotada em 2002 por Lula, então candidato do PT à Presidência, o publicitário declarou ser "radicalmente a favor" das campanhas propositivas.

"Eu acho que quem bate perde", disse, repetindo a frase que vem se tornando bordão. "Já passei por alguns lugares onde apanhei muito e ganhei todas."

Duda afirmou que o tempo em que os candidatos tentavam "um esganar ou outro" no horário eleitoral gratuito na TV acabou. "O tempo mostrou que os políticos que mais batem acabam não fazendo nada, não cumprindo o que prometem", declarou.

Em Recife, o publicitário mostrou banners, camisetas, jingle e adesivos de João Paulo. A idéia é apresentar o petista como o político que "fez o que ninguém fez" e que "vai fazer muito mais".

Para isso, o marqueteiro vai mostrar ao eleitor realizações como a retirada das palafitas da favela de Brasília Teimosa, a regulamentação do transporte alternativo e a inversão do tráfego de veículos nas principais avenidas da zona sul da cidade.

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre as eleições 2004


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página