Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2004 - 17h07

Erundina lança site de prestação de contas de campanha

Publicidade

KELLY CRISTINA
da Folha Online

A candidata Luiza Erundina (PSB) sai na frente na disputa pela Prefeitura de São Paulo no que diz respeito à prestação de contas de campanha aos eleitores paulistanos. No site www.luizaerundina.com.br, que entrou no ar hoje, serão divulgados balanços atualizados sobre as doações feitas à campanha de Erundina, do início ao final da campanha.

O site permite que o internauta acompanhe as movimentações financeiras das doações de campanha, em dinheiro e material, tendo acesso inclusive ao nome, CPF ou CNPJ do doador(pessoa física ou jurídica).

"Darei total transparência às contas da campanha, divulgando-as em tempo real na Internet. Sem pretender dar lição em ninguém, mas para reafirmar meu compromisso com a ética no trato da coisa pública. O que entendo ser um dever quem excerce um mandato popular", diz Erundina no site.

A iniciativa, inédita, não deve ser acompanhada pelos outros candidatos.

A organização política de José Serra (PSDB) promete lançamento, para a próxima semana, do www.serra45.org.br. Mas a prioridade, segundo o PSDB, será a divulgação de notícias sobre ações de mobilização da campanha, perfil do candidato e lista com vereadores da coligação encabeçada pelos tucanos.

A imagem de Serra, no entanto, já está sendo bastante explorada no site do PSDB estadual (www.tucano-sp.org.br). Nesta sexta-feira, a página estampa duas fotos do candidato em campanhas. O site também traz link com fotos e perfil do ex-senador.

Outro candidato que faz propaganda eleitoral no site oficial do partido é Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força Sindical. Paulinho aparece na página inicial, em foto durante comício em São Paulo. O site do PDT (www.pdtsp.org.br) também traz notícias sobre debates e ações de campanha do candidato.

"Arsenal de Campanha"

O site do PP é uma exceção. Não traz nenhuma informação sobre a campanha do ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf. A preocupação maior está em orientar os candidatos da sigla na produção de propagandas políticas. O site traz um kit batizado de "Arsenal de Campanha", que dá dicas de como reduzir o custo de elaboração de propaganda, recursos de mídia eletrônica e impressa e também "cartilhas de inteligência de campanha".

A prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição, não possui um site oficial de campanha. As informações sobre sua campanha estão dispersas no site do Partido dos Trabalhadores (www.pt.org.br). A assessoria da petista informa ainda que não existe planejamento de marketing no comitê político de Marta para lançamento de um site.

Os outros candidatos na disputa municipal Francisco Rossi (PHS), Havanir Nimtz (Prona), Luiz França Penna (PV) e João Manuel (PSDC) não fazem propaganda política nos sites dos partidos. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) informa que não existe impedimento legal para que os candidatos utilizem os sites dos partidos em benefício eleitoral.

Especial
  • Leia tudo que já foi publicado nas eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página