Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2004 - 22h21

Vice tucano do candidato do PDT renuncia em Salvador

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

A campanha do deputado estadual João Henrique Carneiro (PDT) à Prefeitura de Salvador sofreu um abalo nesta sexta-feira com a renúncia do seu vice na chapa, o deputado estadual Maurício Trindade (PSDB).

Trindade decidiu renunciar depois que o jornal "A Tarde" publicou a gravação de um diálogo ocorrido em 97 com o empresário mineiro Omar Braga. O deputado, que na época era vereador em Salvador, conversa com Braga sobre uma verba federal de R$ 8 milhões para a compra de leite por parte da prefeitura.

Em um dos trechos da conversa, gravada pelo empresário, o deputado fala sobre um percentual com o empresário. "Qual o percentual?", pergunta Omar Braga. Trindade responde: "15". "É muita coisa, Maurício", diz Braga. "Se a outra [refere-se a uma outra empresa concorrente] que é menor do que vocês dá, rapaz", acrescenta o deputado.

Em seguida, Omar Braga insiste: "Como é que é?". "A outra, que é menor que vocês, cobre isso", responde o político. No final da conversa, Omar Braga não aceita a proposta.

"O número que eu poderia chegar é em torno de 5%", disse o empresário, em outra ligação, feita no mesmo dia. "Está muito longe. Muito distante", disse Trindade. "Então é preferível a gente perder o negócio", conclui Braga.
Maurício Trindade reconheceu ontem que não houve montagem na fita, mas disse que não estava praticando extorsão. "Eu queria denunciar corrupção em uma licitação viciada."

O presidente do diretório estadual do PSDB, Nestor Duarte, disse que as denúncias contra Trindade podem prejudicar a candidatura de João Henrique, que lidera a corrida sucessória em Salvador. "Vamos trabalhar para evitar o desgaste." Segundo Duarte, além da renúncia, Maurício Trindade pode ser expulso do PSDB. "Não podemos tolerar desvios de conduta."

O pedido de renúncia foi feito por telefone ao presidente do diretório estadual do PSDB. Nestor Duarte disse que Maurício Trindade deverá entregar a sua solicitação por escrito, até o final da manhã de amanhã. O novo vice do pedetista deve ser escolhido até o próximo fim de semana.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a eleição em Salvador
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página