Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2009 - 08h33

Filhos de Maluf vão responder a processos na Justiça comum

Publicidade

LILIAN CHRISTOFOLETTI
da Folha de S.Paulo

Dois anos e sete meses após ter recebido uma acusação formal contra o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e familiares por suposta formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou o desmembramento do inquérito.

Com isso, os quatro filhos de Maluf (Flávio, Otávio, Lina e Lígia), a ex-nora Jacqueline e o genro Maurílio Curi passarão a responder às acusações na Justiça comum, de primeira instância. Apenas Maluf, que tem direito a foro privilegiado, e a mulher, Sylvia, seguirão no Supremo.

Por enquanto, todos são denunciados, não são réus.

A acusação formal por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro na Suíça, na Inglaterra e na ilha de Jersey foi oferecida pelo procurador da República Rodrigo de Grandis à 2ª Vara Federal de São Paulo no final de 2006, às vésperas da diplomação de Maluf. Dias depois, o caso foi para o Supremo.

A defesa de Maluf, que nega ter contas no exterior, pediu ao STF que reconsidere a decisão.

Comentários dos leitores
sérgio dourado (344) 12/10/2009 20h43
sérgio dourado (344) 12/10/2009 20h43
É uma pena a ilação desse sr.Kaufmann de que o crescimento do Brasil corresponde a um aumento proporcional da corrupção.Significa que o país tem uma espécie de "maldição" do crescimento além da própria ala super conservadora do Banco Central,que diz que o Brasil não pode crescer mais do que 5%,enquanto a Índia,China e Rússia crescem ao dobro dessa taxa?Onde já se viu que há um limite pra o crescimento de um país com as capacidades do Brasil?Por isso que a educação está uma $#%¨,pois não se privilegia o crescimento real,mas apenas algumas taxas de PIB.Qualificando os trabalhadores,aumentam-se os salários,aumentando salários,aumenta-se o consumo e a economia vai bem,obrigado.Mas aí tem a tal da inflação,que só é de um dígito na calculadora do Banco Central.O Brasil precisa sair dessa lógica catastrófica e derrotista de que aumentando a riqueza do país,aumentará a corrupção:pois isso só ajuda aos corruptos.Aumentando mecanismos de vigilância do poder público e a capacidade de participação da população nas tomadas de decisões,é que cresceremos com qualidade para todos na construção de um país realmente democrático e republicano.Se um país aceitar como "natural" a corrupção,que ao crescer também crescerão os corruptos,está fadado a não atingir o lugar que lhe cabe ou que ele poderia almejar e nem mesmo se constituir como um Estado de fato e de direito.E aqueles que ficarem de braços cruzados,também serão culpados,de se não promoverem o mau e a ignorância. sem opinião
avalie fechar
Elias kuster (18) 12/10/2009 20h10
Elias kuster (18) 12/10/2009 20h10
O povo brasileiro sonha em ver manchetes como essas: "O Brasil é um país desenvolvido", ou "Enfim, somos economicamente fortes", e por aí vai...
Caro amigo, é claro que quem não come doce, quando come..., mas por outro lado, é muito bom saber que o mundo globalizado começa a nos ver com outros olhos, e isso é bom.
Aumenta a autoestima, nos enche de orgulho. Mas não podemos esquecer de fiscalizar sempre. Se nos olham assim, com certeza é porque o povo também está mudando. É preciso que se mude a forma de protestar, de cobrar as autoridades, é preciso que nossa cultura melhore, que nosso IDH aumente, (estamos classificados em 75º), é extremamente necessário que o povo passe a admirar a política e não os políticos, pois quanto mais dizemos que não gostamos de política, mais os políticos a amam.
Com certeza, quanto mais desenvolvido um país se torna, o nível de corrupçao também aumenta, mas o povo também se tornará mais sábio, uma coisa leva a outra, amigo. E... potanto, para aqueles que estão pensando em tirar proveito, se cuidem! QUEM VIVER VERÁ...
sem opinião
avalie fechar
Sergio Lavinas (131) 12/10/2009 15h51
Sergio Lavinas (131) 12/10/2009 15h51
"Crescimento do Brasil facilita crime financeiro, diz promotor Adam Kaufmann"
Mais fácilidade ainda, seo Kaufmann?
That's impossible!
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (63)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página