Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2004 - 19h43

Novo diretor do BC deve comparecer ao Senado na próxima semana

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online, em Brasília

Rodrigo Azevedo, indicado para substituir Luiz Augusto Candiota na diretoria de Política Monetária do Banco Central, deve comparecer à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado na semana que vem.

Azevedo foi indicado porque Candiota pediu exoneração do cargo após denúncias que o acusavam de sonegação fiscal e evasão de divisas.

De acordo com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), Azevedo deve ir à CAE no próximo dia 10, terça-feira da semana que vem. Essa data, no entanto, não foi confirmada pelo presidente da CAE, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS). Segundo ele, a mensagem com a indicação do nome do novo diretor do BC não foi encaminhada ao Senado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Todos os nomes indicados para as diretorias do Banco Central, assim como o presidente, precisam ser sabatinados pela CAE antes de o plenário do Senado decidir se aprova ou não a escolha. O nome tem de ser lido em plenário e avaliado pelos senadores. Mas, no caso de Azevedo, a prestação de contas e a sabatina deve ser mais dura do que a aplicada a outros indicados a cargos públicos.

Na semana passada, Tebet disse que Azevedo teria de "dar explicações" sobre o fato de ter sinalizado a clientes do Credit Suisse First Boston Garantia (CSFB), banco onde trabalhava como economista-chefe, que Candiota seria afastado do cargo. A informação foi veiculada em relatório encaminhado aos clientes na segunda-feira, dia 26. Candiota pediu demissão na quarta-feira, dia 28.

Na semana passada, a Folha revelou que Azevedo foi convidado informalmente no domingo, dia 25, pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para ocupar o cargo de Candiota. O então diretor já tinha pedido demissão, mas ainda não havia sido divulgada. Na análise enviada a clientes do Garantia na segunda-feira, Azevedo previu "um aumento das pressões políticas" para a queda de Candiota.

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb
  • Veja o que já foi publicado sobre o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles
  • Veja o que já foi publicado sobre o ex-diretor do BC Luiz Augusto Candiota
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página