Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2004 - 08h31

Saída de advogado-geral da União é "fato consumado" para Planalto

Publicidade

KENNEDY ALENCAR
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O Palácio do Planalto considera "fato consumado" a saída hoje do ministro Álvaro Ribeiro da Costa do cargo de advogado-geral da União. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversará com Ribeiro da Costa --demissionário pela segunda vez.

O próprio advogado-geral tem dito em conversas reservadas que está decidido a sair do cargo por conflitos insuperáveis com a Casa Civil do ministro José Dirceu.

Na semana passada, Ribeiro da Costa procurou Lula e pediu demissão. O presidente pediu que pensasse bem e marcou um encontro para a semana seguinte.

Era a segunda vez que Ribeiro da Costa pedia demissão. A primeira vez foi no caso "Larry Rohter", episódio no qual o correspondente do jornal "New York Times" escreveu reportagem sobre suposto abuso do presidente Lula no consumo de bebidas alcoólicas.

Na época, Lula bancou a decisão de não renovar o visto de trabalho de Rohter, o que equivalia a uma espécie de expulsão. A AGU (Advocacia Geral da União) foi acusada de não ter orientado corretamente o presidente.

Ribeiro da Costa se sentiu fritado pela acusação, que foi feita nos bastidores .

Apesar de o presidente ter pedido ao advogado-geral que pensasse melhor, ele mesmo não tem esperança de segurá-lo nem se esforçará mais para fazê-lo. Não há clima, dizem auxiliares do presidente, para a permanência dele no Palácio do Planalto.

Sem filiação partidária e fora do jogo político, ele tem sido "firme", segundo aliados, e "intransigente", de acordo com adversários, na defesa de suas posições nos debates internos do governo.

O comportamento de Ribeiro da Costa gerou forte desgaste com Dirceu e membros da Casa Civil que gostariam de uma atuação mais política na área jurídica.

Subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, José Antonio Toffoli é cotado para substituir Ribeiro da Costa. Segundo interlocutores do presidente, o advogado Fernando Neves também está sendo cotado.

Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre Álvaro Ribeiro da Costa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página