Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2004 - 18h52

Para Rebelo, convocar Meirelles é "capricho eleitoreiro" da oposição

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Articulação Política, Aldo Rebelo negou hoje que haja um desejo do governo de evitar o comparecimento dos presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles e do Banco do Brasil, Cássio Casseb, ao Senado Federal para prestar esclarecimento sobre as denúncias feitas contra eles, de evasão de divisas, sonegação fiscal e de uso incorreto do dinheiro público para favorecer o Partido dos Trabalhadores.

"Não há um desejo ou não desejo do governo. O que há é uma reação do governo a uma tentativa da oposição de usar eleitoralmente esses episódios e evidentemente que deste ponto de vista o governo adotou uma reação firme e de repulsa a esse tipo de comportamento da oposição."

A reação firme o ministro se refere às articulações feitas nos últimos dois dias para tentar evitar os depoimentos de Meirelles e Casseb no Congresso Nacional. Rebelo foi claro ao afirmar que cabe aos parlamentares da base governista barrar ou não essas convocações.

"O líder do governo no Senado e os líderes da base aliada avaliarão do ponto de vista do interesse público, do interesse do Senado Federal o comparecimento ou não dos presidentes do Banco do Brasil e do Banco Central. Se for do interesse do Senado eles comparecerão. Se for um capricho da oposição, não comparecerão. Até o momento a avaliação do governo é de que não passa de um capricho eleitoreiro."

Rebelo negou que o governo esteja preocupado com a vinda apenas de Casseb, não havendo impedimento no comparecimento de Henrique Meirelles. Segundo ele, todos os esclarecimentos sobre as denúncias feitas contra os presidentes do Banco Central e Banco do Brasil já foram prestados e as denúncias já foram esvaziadas por falta de fundamento.

Leia mais
  • Comissão de Fiscalização do Senado aprova convite de Casseb e Meirelles
  • Entenda o que dizem as acusações sobre Meirelles, Casseb e Candiota
  • Lula afirma que oposição tenta criar uma "agenda negativa"

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb
  • Veja o que já foi publicado sobre o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página