Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2004 - 15h34

CPI do Banestado também pode convidar Casseb para depor

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, pode receber um novo convite para depor perante o Senado Federal. Após ser ontem chamado pela Comissão de Fiscalização e Controle do Senado para que preste esclarecimentos sobre a compra de convites para um show patrocinado pelo PT, Casseb pode ser convidado novamente a depor, desta vez na CPI (Comissão Parlamentar Inquérito) do Banestado.

O presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), convocou reunião para a próxima terça-feira, às 13h. Há 52 requerimentos para votação, entre eles um que pretende convocar o ex-diretor de Política Monetária do Banco Central Luiz Augusto de Oliveira Candiota e outro que propõe a convocação de Casse. Esses dois requerimentos foram apresentados pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).

A CPI do Banestado investiga a remessa ilegal de cerca de US$ 30 bilhões para o exterior, por meio das chamadas contas CC-5, destinadas a brasileiros não-residentes no país e empresas com sede no exterior. A comissão foi criada para apurar as responsabilidades sobre a evasão de divisas do Brasil, que teriam sido enviadas para o Banestado, com sede em Nova York, e depois remetidas para os chamados paraísos fiscais

Parte das evasões, conforme vem apurando a CPI, foi feita pelo Banco Araucária, no Paraná. A evasão teria sido feita entre 1996 e 2002 e pode ter envolvido de 100 a 200 pessoas, segundo depoimentos dados à CPI.

Leia mais
  • Entenda o que dizem as acusações sobre Meirelles, Casseb e Candiota
  • Em defesa, Casseb admite ida a show do PT
  • PSDB pede que Procuradoria investigue BB

    Especial
  • Veja o que já foi publicado sobre o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página