Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2004 - 14h44

Lula diz que foi jovem frustrado por não prestar serviço militar

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que foi um jovem frustrado por não ter prestado serviço militar. Justamente por isso, ele colocou entre as metas do governo a elevação do contingente de jovens que servem as Forças Armadas.

"Eu fui um jovem frustrado porque não consegui servir ao Exército. Não sei se porque eu era muito pequeno ou porque tinha soldados demais, eu fiquei sem servir por conta do excesso de contingente", disse ele hoje durante o lançamento do projeto Soldado Cidadão, vinculado ao Ministério do Trabalho.

Segundo Lula, as Forças Armadas podem ser uma opção para os jovens, principalmente para os de menor renda.

"Quando assumi a Presidência, disse que era inexplicável que as nossas Forças Armadas não pudessem ter um contingente maior de jovens, sobretudo, de jovens de famílias mais pobres, mais carentes, para que a gente pudesse contribuir não apenas na formação profissional desses jovens, mas pudesse dar a eles a noção de cidadania."

Lula afirmou que o país conta hoje com "um contingente de 100 mil jovens servindo como recrutas em nossas Forças Armadas". "Essa é uma vitória da qual nos orgulhamos. Desde o início do governo, afirmei o compromisso de reverter a diminuição do número de jovens chamados para o serviço militar."

"Nos últimos dois anos, dobramos o número de recrutas. E pela primeira vez, em 15 anos, atingimos 100 mil selecionados."

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre serviço militar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página