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14/09/2000 - 18h24

Campanha em Fortaleza vira palco de acusações e ironias

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KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza (CE)

Todo dia o TRE do Ceará está recebendo pedidos de direito de resposta dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza por causa da escalada de agressões verbais aos adversários nos programas eleitorais, nos quais os publicitários criam personagens e veiculam imitações para desmoralizar os concorrentes.

Desde o início da campanha, foram abertos 51 processos de pedidos de resposta, sendo que 20 deles foram aceitos pela Justiça Eleitoral, oito estão pendentes e 23 tiveram recurso no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

O principal veículo de comunicação usado nessa escalada tem sido o rádio. Os candidatos atacam os adversários _fazendo graves acusações, como uso da máquina, contratação de parentes para o serviço público e incompetência política_ por meio de piadas.

Até agora, o alvo preferido é Patrícia Gomes (PPS), ex-mulher de Ciro Gomes. No programa de Moroni Torgan (PFL), ela passa a se chamar Panelícia, uma garota mimada, com voz grossa, que quer ser prefeita por puro capricho. "Eu quero ser prefeita", grita Panelícia no rádio.

No programa de Inácio Arruda (PC do B), fala-se nas "bolachas Pilar", uma forma de lembrar a atual namorada de Ciro, a atriz Patrícia Pilar. Outra forma de atacar Patrícia Gomes foi chamando-a de "patricinha", o que irritou bastante a candidata.

O contra-ataque do PPS veio de forma mais direta. Um casal de cearenses conversa sobre um possível retorno dos "comunistas" à prefeitura. "Tu lembra o que aconteceu? Só tinha lixo na rua", diz a mulher, referindo-se à administração de Maria Luiza Fontenele, na época do PT, entre 1985 e 1988, considerada um fracasso até pela própria esquerda.

O prefeito Juraci Magalhães (PMDB) também não deixou de receber ataques. O principal deles veio de Moroni, que colocou no ar a paródia de uma conversa do prefeito com seus dois filhos durante um café da manhã. Na conversa, o filho pede ao pai mais comida.

"Meu filho, você já comeu sete viadutos. Em época de eleição, não pega bem você ficar engordando desse jeito. Além do mais, eu amo o povo de Fortaleza." A crítica refere-se à contratação da empreiteira do filho do prefeito pela própria prefeitura para a realização de obras públicas em Fortaleza.

Apesar do grande número de pedidos de direitos de resposta, o objetivo da campanha ofensiva de Inácio e Moroni tem dado certo. Patrícia, que chegou a estar na frente da disputa, com 36% das intenções de voto, segundo o Datafolha, agora está empatada tecnicamente com Moroni no terceiro lugar, com 20%.

Inácio, por sua vez, conseguiu sair dos 18% para os 27%. Moroni também cresceu: foi de 11% para 15%.

O único que tem se distanciado dos ataques é Juraci, que aproveita todo o seu horário eleitoral para mostrar o que está fazendo na cidade. No começo da campanha ele tinha 22% dos votos, estando 14 pontos percentuais atrás de Patrícia. Agora ele tem 33%.

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