Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2004 - 17h12

Vereador do PT entra com ação judicial contra Alckmin e Serra

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
da Folha Online

O vereador José Américo (PT) entrou com um pedido de investigação judicial eleitoral contra o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e o candidato tucano a prefeito, José Serra, sob a alegação de que houve abuso de poder político e econômico, além do uso indevido dos meios de comunicação social.

De acordo com a ação, as propagandas institucional do governo do Estado de São Paulo e partidária do PSDB, veiculadas em maio e junho deste ano, "apresentavam o mesmo padrão editorial e de imagem, e ainda semelhante método de abordagem". Ambas seriam também "idênticas" à propaganda eleitoral de José Serra.

Entre as semelhanças mencionadas está o slogan utilizado pelo governo do Estado, "O que é respeito para você?" e o fato de Serra afirmar, no horário eleitoral, que é necessário "respeitar as pessoas". Além disso, a ação afirma que Serra utiliza o slogan "O Prefeito da gente" --parecido com o usado por Alckmin ao se referir ao seu governo: "firme presente cuidando de gente" e "cuidando de gente".

Um outro aspecto apontado na ação é a utilização preponderante das cores amarelo e azul nas propagandas do Estado --a mesma do PSDB, predominante na campanha de Serra. A ação é assinada pelo advogado do PT, Hélio Silveira.

Outro lado

O presidente municipal do PSDB, Edson Aparecido, afirmou que a ação é "absolutamente sem propósito". "É diferente o uso da máquina que o PT para eleger Marta e as acusações feitas contra nós. Não tem nenhum parâmetro de comparação. [A ação] é algo absolutamente sem propósito."

No início da tarde desta quinta-feira, enquanto fazia campanha na zona sul de São Paulo, Serra disse desconhecer a ação. "Eu nem soube disso. Acho que a gente tem mais o que fazer. Isso é apenas para chamar a atenção."

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja o especial de eleições
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página