Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2004 - 00h01

Marta e Serra sobem e polarizam disputa em SP, diz Datafolha

Publicidade

CHICO DE GOIS
da Folha de S.Paulo

Marta Suplicy (PT) e José Serra (PSDB) polarizam a disputa à Prefeitura de São Paulo. Pesquisa Datafolha realizada na quinta-feira (26), a primeira desde que o horário eleitoral no rádio e na TV teve início, na semana passada, mostra Marta com 34% das intenções de voto, e Serra, com 30%. Paulo Maluf (PP) perdeu três pontos e foi apontado como o preferido por 16%; Luiza Erundina (PSB) tem 6%.

A diferença de Maluf para Serra, que no levantamento anterior do Datafolha era de seis pontos percentuais, aumentou para 14 pontos, o que o afasta dos líderes e caracteriza a polarização entre PT e PSDB na disputa pela prefeitura.



O Datafolha ouviu 1.720 eleitores na quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. De acordo com o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, "no limite há um empate técnico" entre Marta e Serra, mas ele observa que "a probabilidade maior é que a petista esteja à frente do tucano".

Marta, que tinha 30% das intenções de voto em 9 de agosto, subiu quatro pontos percentuais. Desde maio ela vem ganhando adesões. Naquela data, 19% diziam que dariam mais um mandato à atual prefeita e, em junho, eram 20%.

José Serra subiu de 25% para 30%, voltando ao patamar registrado em junho. Em maio, 26% manifestavam intenção de votar no candidato do PSDB.

Já o ex-prefeito Paulo Maluf, que em junho chegou a estar à frente de Marta, com 24% de indicações, caiu para 19% no início de agosto e, agora, perdeu mais três pontos percentuais. A candidata do PSB, Luiza Erundina, só desceu nas intenções de voto. Em maio era citada por 11% dos eleitores. Em junho caiu para 8%, depois foi lembrada por 7% dos eleitores e, nesta pesquisa, tem 6%. Francisco Rossi (PHS) tem 2% de intenção de votos, Paulinho (PDT), Ciro Moura (PTC) e Havanir (Prona) têm 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.

Até a quinta-feira, quando a pesquisa foi realizada, os candidatos à prefeitura apareceram em quatro programas eleitorais dedicados exclusivamente a eles, embora no tempo destinado aos candidatos a vereador sejam frequentes as citações aos majoritários e, até mesmo, a exibição de obras da prefeitura, do PT, e do governo do Estado, administrado pelo PSDB.

A pesquisa Datafolha demonstra que a candidatura de Marta Suplicy atrai mais os eleitores do sexo masculino. Neste levantamento, 36% dos homens disseram que votariam nela e 26%, em Serra. Em 9 de agosto, 31% dos eleitores se manifestaram favoráveis à petista, contra 24% em junho e 19% em maio.

Já José Serra tem maior adesão do eleitorado feminino, público no qual sua candidatura teve um crescimento de oito pontos percentuais em relação à última pesquisa. Serra é o preferido de 33% das eleitoras, contra 32% que optam por Marta. No início do mês, 25% das mulheres declararam que tinham intenção de escolher o tucano para prefeito.

Marta ganhou quatro pontos percentuais entre os eleitores com nível fundamental de ensino e agora é citada por 34% desses eleitores, enquanto Serra, que cresceu seis pontos percentuais, é opção para 26%.

Leia mais
  • Saiba como foi feita a pesquisa Datafolha na cidade de SP
  • Serra sobe 5 pontos na espontânea; rejeição à petista cai mais 4
  • Voto malufista dá vitória a Serra no 2º turno, aponta Datafolha

    Especial
  • Veja o especial de eleições
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página