Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2004 - 13h28

Maluf diz que "institutos de pesquisas erram" e tem 25% em SP

Publicidade

KELLY CRISTINA
da Folha Online

Em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, o candidato a prefeito em São Paulo pelo PP, Paulo Maluf, afirmou hoje que os "institutos de pesquisas erram" e que ele tem 25% das intenções de voto, segundo constata diariamente nas ruas.

A afirmação foi feita em reação à divulgação dos últimos resultados do Datafolha e do Ibope, que registraram, respectivamente, queda de dois e quatro pontos percentuais do candidato, seus índices mais baixos desde o início das eleições. Segundo o Datafolha, Maluf tem 16%. Para o Ibope, 14%.

"Esses institutos trabalham com seres humanos, que erram. Todas as pesquisas têm um valor fotográfico de momento. O filme, entretanto, é a pesquisa de todos os dias. E eu tenho estado todos os dias em carreatas de até quatros horas nas ruas, que não me enganam. Porque na rua você vê a sinceridade e a honestidade da população quando cumprimenta a gente. E a rua me diz que tenho, no mínimo, 25 pontos, e vou para o segundo para ganhar as eleições", disse.

O Ibope mostrou ontem que Serra tem 34% das intenções de voto, e Marta, 30%. Como a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, a sondagem aponta empate técnico. Paulo Maluf (PP) tem 14%, e Luiza Erundina (PSB), 5%.

De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 28, Marta lidera a sucessão municipal, com 34%. Serra é o segundo, com 30%; Maluf tem 16%, e Erundina, 6%. A margem de erro é de 2 pontos.

Ficção

Maluf participou nesta manhã da inauguração do seu comitê político em São Miguel Paulista (zona leste). Os malufistas reuniram cerca de cem pessoas nos fundos do comitê do PP.

Ainda afônico, Maluf não discursou passando o microfone para o seu candidato a vice, Salim Curiatti Júnior, que carregou nas críticas a Marta Suplicy (PT) e ao candidato tucano José Serra, principalmente no tema saúde.

"Está na hora de a população escolher entre a mentira e a verdade. A ficção, a maquete [do CEU Saúde] e a realidade do maior administrator público que São Paulo já teve, que foi Paulo Maluf. E é bom lembrar que aquele outro [Serra] que está prometendo resolver o problema da saúde, foi ministro junto com os vampiros que sugaram o sangue dos brasileiros", disse Curiati.

Já o deputado estadual Salim Curiatti, pai de Curiatti Júnior, disse em seu discurso que o resultado do Ibope é "falso, mentiroso". "São Paulo tem quase 8 milhões de eleitores, mas eles [do instituto] escolhem 800 pessoas para dar esse resultado que é um escândalo, um absurdo."

Questionado se concordava com a afirmação do deputado, Maluf amenizou o tom. "Não, não é que houve fraude. Trata-se de um instituto honesto, decente, mas os homens erram. Não é possível pegar um universo de 800 pessoas e fazer a eleição. Então para que a eleição? Fica mais fácil contratar os institutos e declarar o vencedor. A eleição existe para mostrar que eles erram."

Antecedentes

Aos repórteres, o ex-prefeito disse que contaria todos os erros cometidos em eleições pelos institutos de pesquisa. "Na eleição para governador em 1998, por exemplo, o dono do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, garantiu na Rede Globo que Cristovam Buarque (PT) estava eleito, segundo suas pesquisas de boca de urna, e que ele fecharia seu instituto se não estivesse certo. Mas com a apuração, ganhou Joaquim Roriz (PMDB). E o instituto ainda está aberto."

Outro erro, segundo Maluf, aconteceu nas eleições municipais de 1988 em São Paulo, quando o Datafolha de 14 de novembro mostrou que ele tinha 26% e Erundina, 20%. "Mas quando apuraram as urnas, deu o contrário. A Erundina estava na minha frente."

Para Maluf, os resultados das pesquisas não o atrapalham, pelo contrário, dão ainda mais estímulo para que ele continue na disputa. "Nós nos sentimos absolutamente motivados. Estamos no páreo, eu estou rouco, gripado e vou trabalhar em dobro hoje. As ruas nos dizem, no mínimo, 25 pontos, portanto, nós vamos para o segundo turno para ganhar a eleição."

Sobre a pesquisa do Datafolha que o apontou como o melhor prefeito em São Paulo --resultado que ele cita em praticamente todos os seus discursos --, Maluf disse: "Aí o instituto está certo, porque é a voz do povo".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Paulo Maluf
  • Veja o especial de eleições
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página