Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2004 - 06h20

Mais dois suspeitos da Operação Vampiro são soltos da prisão no DF

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Os dois últimos suspeitos da Operação Vampiro da Polícia Federal presos em Brasília, Lourenço Rommel Peixoto e Jaisler Jabour, foram libertados na sexta-feira passada por ordem da Justiça federal. Dos 18 presos desde o início da operação, só o empresário Laerte Corrêa permanece na carceragem da PF em São Paulo.

Segundo o Ministério Público, o grupo cometeu fraude em quatro licitações do Ministério da Saúde.

Na decisão que libertou os suspeitos, o juiz Cloves Barbosa Siqueira considerou que a PF teve tempo suficiente para desarticular a organização, evitando que o grupo agisse de novo. Segundo a Folha apurou, o Ministério Público não deve recorrer da decisão.

Atualmente, 20 empresários, lobistas, doleiros e ex-servidores do Ministério da Saúde respondem a processo criminal por prática de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude, entre outros crimes. A Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, também instaurou procedimento para investigar formação de cartel entre os laboratórios representados por Peixoto, Jabour e Corrêa.

O Ministério Público e a PF reuniram supostos indícios de fraude no valor de R$ 362,1 milhões em compras da Saúde --insulina, medicamentos para vítimas de enchentes e hemoderivados.

A Folha tentou falar na tarde de ontem com os advogados de Peixoto, Marco Aurélio Paiva, e de Jabour, Felipe Amodeo, que não responderam os recados até a conclusão desta edição.

Em depoimento à PF, os suspeitos negaram envolvimento com os crimes investigados. Em entrevistas anteriores, seus advogados também negaram os crimes.

A Operação Vampiro foi desencadeada em maio deste ano com o objetivo de interromper supostas fraudes em licitações da Saúde.

Segundo um investigador ouvido pela Folha, a libertação dos dois já era esperada. A decisão de não recorrer agora está baseada no desenrolar das investigações.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Operação Vampiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página