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12/09/2004 - 08h43

PT "exporta" Marta para outras cidades

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JULIA DUAILIBI
EDUARDO SCOLESE

da Folha de S.Paulo, em Brasília

A três semanas do pleito municipal, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, candidata à reeleição, tornou-se garota-propaganda do PT, que tem exportado marcas e a imagem da gestão petista para outras cidades do país.

O PT tem estimulado outras candidaturas a pegar uma carona em projetos da prefeita paulistana, mesmo naqueles que são alvos de críticas de especialistas em gestão pública. Os CEUs (Centros Educacionais Unificados) e o Bilhete Único são hoje pontos comuns nos programas de governo de candidatos do PT, ocupando o espaço que nos anos 90 era dominado por experiências como a do Orçamento Participativo.

Candidaturas do PT em cidades como Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e João Pessoa (PB), entre outras, têm se inspirado em propostas do PT paulistano. Em outras cidades, como Natal, a imagem da prefeita deve ser usada para apoiar o candidato local.

"O CEU e o bilhete único são marcas fáceis de serem compradas. É a "pedagogia da fazeção" de Duda Mendonça. Antes era o [Paulo] Maluf [para quem Duda já fez campanha] que fazia. Agora é a Marta. São criados os símbolos e depois o conteúdo [das propostas]", diz o professor de comunicação da USP Gaudêncio Torquato. Na sua avaliação, o PT tem "abusado" da imagem da prefeita Marta Suplicy, principalmente nas cidades menos desenvolvidas. "Ela é o aríete para abrir caminho para outros candidatos."

Consenso no PT, os CEUs e o bilhete único não são unanimidade entre especialistas. Os chamados escolões, com suas piscinas e teatros, são criticados pelos altos custos em um momento em que há déficits escolares. Estima-se que há cerca de 150 mil crianças fora da escola no âmbito municipal. Segundo adversários, com os R$ 17 milhões usados na construção de um CEU poderiam ser abertas três escolas para a mesma quantidade de estudantes.

O bilhete único (com o qual o passageiro pode, por duas horas, fazer as viagens que precisar, pagando o preço de uma passagem) tem recebido altos subsídios da prefeitura. Somente neste ano há cerca de R$ 280 milhões do Orçamento para subsidiar o sistema (também estão contempladas nesse valor as gratuidades).

Em São Bernardo do Campo (SP), onde Lula surgiu politicamente, o candidato a prefeito pelo PT, o deputado federal Vicentinho, adotou em seu programa os CEUs, o bilhete único e os telecentros. "As ações dela têm repercutido muito aqui no ABC [região da Grande são Paulo]. Temos de apresentar essas propostas para a comunidade", diz Vicentinho.

Em Florianópolis, o PT usará o bilhete único com uma nova roupa, a Tarifa Única. Em Campinas, governada atualmente pelo PT, também há proposta nos moldes do programa de transporte paulistano. O candidato petista ao governo do Rio de Janeiro, Jorge Bittar, tem usado os dois carros-chefes da campanha de Marta no programa eleitoral gratuito.

"Sei o quanto o Rio precisa do bilhete único", diz Bittar em vídeo para a TV. O publicitário do petista não é Duda Mendonça, mas Nizan Guanaes, que já trabalhou em várias campanhas do PSDB.

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