Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2004 - 20h45

Em queda, João Leite quer mais ajuda de Aécio

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

A intensa presença do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), nos últimos programas eleitorais do deputado estadual João Leite (PSB), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, não surtiu o efeito desejado. A intenção de votos em Leite caiu ainda mais, segundo pesquisa Vox Populi, mas o candidato quer insistir com Aécio para tentar mudar o quadro desfavorável.

Realizada nos dias 8 e 9 de setembro, a pesquisa, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais, indica a vitória do prefeito Fernando Pimentel (PT) no primeiro turno, com 28 pontos de vantagem sobre Leite --54% a 26%. A diferença pró-Pimentel era de 11 pontos em relação à pesquisa de 22 de agosto (45% a 34%).

Aécio, que retorna na quarta-feira de viagem ao exterior, receberá apelos do PSDB e da coordenação da campanha de Leite para que eleve o tom político, de forma a amarrar a disputa em BH às suas pretensões políticas futuras, passando para o eleitor que a vitória de Leite faz parte desse projeto.

Alguns assessores do governo mineiro, no entanto, acham pouco provável que o governador aja dessa forma, considerando o seu estilo de fazer política. Aécio deverá dar novas declarações a favor de Leite, mas não com a intensidade desejada pelos aliados.

Questionado sobre uma maior presença do governador na campanha, Leite respondeu com um "eu espero", mas disse que não vai "cobrar absolutamente nada" de Aécio --que articulou o apoio tucano a ele e a formação da chapa PSB/PMDB.

O candidato, no entanto, por sua conta, vinculou a candidatura ao projeto político do governador. "Esse aqui é um projeto de Minas Gerais, um projeto muito sério, que leva em consideração o trabalho que deve ser feito por Minas", disse Leite na sexta.

Um dia antes, na França, Aécio afirmou que "certamente" terá mais "alguma participação" na campanha de Leite e de outros aliados em cidades-pólo, mas deixou claro que sua "responsabilidade maior é governar o Estado". Disse que as eleições não mudarão a relação cordial que mantém com governos petistas.

A pesquisa Vox Populi, encomendada pelos jornais "Correio Braziliense"/"Estado de Minas", foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 1589/FE/2004. O deputado federal Roberto Brant (PFL) obteve 4% das intenções de voto. Vanessa Portugal (PSTU) e Betão (PCO) ficaram com 1%. Foram ouvidos 1.011 eleitores da capital.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o deputado João Leite
  • Leia o que já foi publicado sobre o governador Aécio Neves
  • Veja o especial de eleições
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página