Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2004 - 21h15

Petista descarta abandonar eleição em Fortaleza

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

Pressionada por dirigentes nacionais do PT para desistir da disputa pela Prefeitura de Fortaleza, a petista Luizianne Lins afirmou hoje que ninguém do partido poderá forçá-la a fazer isso.

A pressão pela renúncia foi alçada pelo presidente nacional do PT, José Genoino, que em entrevista, anteontem, cobrou o cumprimento de um acordo no qual, segundo ele, a candidata se comprometera a desistir da disputa caso não tivesse 15% das intenções de voto em pesquisas divulgadas até 10 de setembro.

"Isso nunca existiu", disse ontem Luizianne. "Houve um acordo, de que o partido iria me ajudar, mas, até agora, estou abandonada e não vou desistir justo quando a campanha está tomando corpo. Tenho a convicção de que a minha candidatura será a única opção da esquerda no segundo turno", disse.

A cúpula do PT nacional não aceita a candidatura própria do partido em Fortaleza porque planejava apoiar Inácio Arruda (PC do B), que começou a disputa como o favorito.

Agora, depois de sucessivas quedas de Inácio nas pesquisas de intenção de voto, esse grupo de petistas tenta esvaziar a candidatura de Luizianne, que tem 9%, segundo pesquisa do Ibope divulgada na sexta-feira passada. Inácio, que na primeira sondagem do mesmo instituto aparecia com 34%, agora tem 22% e está atrás de Antônio Cambraia (PSDB), que lidera com 29%. A margem de erro da pesquisa é de 3,3 pontos percentuais.

Parte do PT do Ceará desembarcou na campanha de Inácio, que tem apresentado, em comícios, shows de artistas exclusivos do PT nacional, como a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. "Se o Inácio está caindo, o problema não é meu, é dele. Não vou renunciar de jeito nenhum", disse Luizianne.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Luizianne Lins
  • Veja o especial de eleições
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página