Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2004 - 20h00

João Paulo diz para Lula "não se meter" nas eleições

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP), afirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve apoiar candidatos nas eleições municipais deste ano.

"Se eu pudesse dar um conselho ao presidente da República, diria: presidente, não se meta nas eleições municipais, pois corre o risco de não ajudar muito o candidato e talvez trazer problemas para o seu próprio governo", afirmou o deputado.

Ao comentar a participação do presidente na campanha municipal, João Paulo disse que é melhor deixar a disputa restrita aos municípios. "A situação nacional é motivo de debate permanente, mas não é, neste momento, a razão do voto dos eleitores das cidades", afirmou.

Para ele, os eleitores votam em quem acham que será o melhor prefeito ou vereador para a cidade, nos candidatos éticos e que saibam administrar os problemas municipais.

Ao participar de solenidade na Câmara, João Paulo Cunha aproveitou para defender a necessidade de aprovação de uma reforma política. Ele apoiou o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, medida que, a seu ver, estimulará a sociedade a fiscalizar o uso de recursos na política e evitará a disputa desigual entre os candidatos.

"Não queremos candidatos sustentados pelo poder econômico", disse João Paulo.

Outra mudança defendida pelo presidente da Câmara é a instituição do sistema eleitoral de lista fechada, em que a ordem de apresentação dos candidatos é decidida pelos partidos. Dessa forma, segundo João Paulo, as legendas sairão fortalecidas e as eleições deixarão de ser personalistas.

O deputado também apoiou outras duas propostas que integram a reforma política: o fim das coligações nas eleições proporcionais e a adoção de medidas de fortalecimento da fidelidade partidária.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Paulo Cinha
  • Veja o especial de eleições
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página