Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2004 - 20h44

Marta rebate Dirceu sobre possível vitória de Serra no 1º turno

Publicidade

MILENA BUOSI
da Folha Online

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), candidata à reeleição, rebateu o ministro da Casa Civil, José Dirceu, que mostrou-se preocupado com uma eventual vitória do candidato José Serra (PSDB) já no primeiro turno das eleições.

Dirceu disse, durante jantar com senadores da oposição, que acendeu "a luz vermelha" na campanha de Marta, pelo fato de o tucano ter obtido 37% das intenções de voto em pesquisa Datafolha do último domingo. Marta aparece com 33%.

"Ele [Dirceu] não deve ter visto o Ibope", disse a prefeita à Folha Online, após participar, na noite desta quarta-feira, de palestra no Senac Jabaquara, zona sul da cidade.

Na pesquisa Ibope divulgada terça, Serra aparece com 36% das intenções de voto contra 34% de Marta, o que indicaria um empate técnico.

Segundo senadores que participaram do jantar, realizado na segunda-feira na casa de Dirceu, a análise do ministro é que, se Serra chegar a 39% das intenções de voto nas pesquisas, a eleição pode acabar no primeiro turno, porque nesse cenário a tendência é de queda na intenção de votos em Paulo Maluf (PP) e Luiza Erundina (PSB).

Datafolha

Na pesquisa Datafolha divulgada no último domingo, Serra subiu sete pontos percentuais e voltou a liderar isolado a disputa pela prefeitura. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, o que poderia indicar empate técnico. No entanto, essa hipótese é estatisticamente improvável, segundo técnicos do instituto.

Na pesquisa Datafolha anterior, o tucano tinha 30% das intenções de voto, e a prefeita, 34%.

Governo estadual

Antes da palestra no Senac, Marta participou de chá promovido pelo vereador Antônio Carlos Rodrigues (PL), candidato à reeleição, na Vila Olímpia.

A prefeita disse que possui um bom relacionamento com o governo estadual de Geraldo Alckmin (PSDB). "Acho minha parceria com o governo bastante positiva. Se ele [Alckmin] acha que vai fazer melhor com o outro [Serra], até pode falar. Mas ele não vai ganhar, quem vai ganhar sou eu", disse, referindo-se a declarações anteriores do governador. Alckmin afirmou que quem trabalha bem com ele é o Serra.

Marta também disse que pretende integrar o bilhete único com o metrô --idéia constantemente divulgada por Serra-- mas que, em primeiro lugar, precisa investir no Passa-Rápido e nos corredores de ônibus.

A prefeita falou ainda das críticas feitas por Serra contra o CEU Saúde. O tucano diz, em campanhas eleitorais, que o projeto da prefeita é uma "maquete de última hora", e compara o CEU-Saúde com o Fura-Fila do ex-prefeito Celso Pitta.

"Quando a pessoa [Serra] não tem argumento para discutir conteúdo, ela quer desqualificar", disse Marta. "É fácil fazer promessa. Mas eu não posso fazer promessa, eu sou governo."

Leia mais
  • PSB planeja "persuadir" Erundina a apoiar Marta

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja o especial de eleições
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página