Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2004 - 09h53

Candidatos se unem contra PT-PTB em Belo Horizonte

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Os dois principais adversários do PT na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o deputado estadual João Leite (PSB) e o deputado federal Roberto Brant (PFL), uniram-se ontem para colocar sob suspeição a aliança PT-PTB, que sustenta a tentativa de reeleição do prefeito petista Fernando Pimentel, embalados por denúncia da "Veja".

Acompanhados pelas cúpulas partidárias municipais e estaduais de PFL, PSB, PSDB, PDT e PMDB, eles divulgaram nota afirmando que "as conseqüências [do suposto acordo nacional entre PT-PTB] atingem diretamente o processo eleitoral em Belo Horizonte".

A revista disse que o acordo político PT-PTB, formalizado em junho, visava construir alianças em algumas capitais, com oferta de cargos, material de campanha e R$ 10 milhões. Em Belo Horizonte, o deputado federal Ronaldo Vasconcelos (PTB) desistiu de se candidatar para ser vice de Pimentel.

Brant e Leite dizem na nota que têm "o dever de alertar a população para o risco de se entregar a prefeitura à aliança construída com os meios e os motivos indicados pela reportagem".

Defendem investigação e lançam dúvidas acerca do dinheiro que financia as campanhas petistas: "Os milhões lançados na propaganda que o PT realiza em Belo Horizonte, em São Paulo e em outras cidades podem ter a mesma e misteriosa origem dos R$ 10 milhões que teriam sido prometidos ao PTB".

O presidente do PT-BH, deputado estadual Roberto Carvalho, e Vasconcelos disseram que os ataques são "desespero eleitoral" --Pimentel pode vencer no primeiro turno-- e anunciaram que vão processá-los por "calúnia e danos morais".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o deputado João Leite
  • Leia o que já foi publicado sobre o deputado Roberto Brant
  • Leia o que já foi publicado sobre o prefeito Fernando Pimentel
  • Veja o especial de eleições
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página