Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2004 - 19h17

Dom Cláudio quer tirar pesquisa com embriões da Lei de Biossegurança

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, afirmou hoje que a Igreja Católica quer desmembrar a utilização de células-tronco embrionárias em pesquisas do projeto de Lei de Biossegurança, que tramita no Congresso. O plantio de grãos transgênicos seria regulamentado separadamente.

Hoje dom Cláudio se reuniu com o ministro da Casa Civil, José Dirceu, para tratar do tema. "Todos sabem qual é a posição da Igreja em relação à utilização de embriões em pesquisas científicas", disse ele após o encontro, em São Paulo.

Dom Cláudio afirmou que a Igreja entende que "a partir da concepção, ou seja, da formação do embrião, há vida humana". Ele defende que esse tema seja debatido mais profundamente com a sociedade. "Não existe pressa."

No entanto, há pressões para que a regulamentação do plantio de soja transgênica seja aprovado o mais rápido possível, já que o período de plantio começa em agosto.

Segundo dom Cláudio, o ministro teria dito que é possível votar separadamente as duas matérias. O cardeal afirmou que o Planalto ainda não tomou nenhuma decisão sobre a publicação de uma MP para substituir o projeto de lei de Biossegurança. "Não está nada decidido ainda."

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir na próxima semana com o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, e com o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), para decidir se edita uma MP liberando o plantio e a comercialização da soja transgênica no país.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Dom Cláudio Hummes
  • Leia o que já foi publicado sobre células-tronco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página