Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2004 - 19h01

PT evita pedir apoio direto de Maluf para Marta Suplicy

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O presidente nacional do PT, José Genoino, se recusou a responder diretamente sobre o interesse do partido no apoio de Paulo Maluf (PP) no segundo turno da eleição municipal de São Paulo.

Genoino repetiu, sucessivas vezes, que "queremos os votos de todos dos eleitores que votaram em Maluf".

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) chegou a dizer ontem que o PT poderia perder votos com uma eventual participação do ex-prefeito Paulo Maluf no palanque de Marta Suplicy (PT) no segundo turno.

Em nota oficial, Maluf informou que conversaria com os membros da Executiva Nacional do PP, com o primeiro vice presidente do partido, deputado Delfim Neto, companheiros ligados a clubes de serviço, entidades de benemerência e sociedade amigos de bairro da cidade que apoiaram da chapa pepista.

"Dentro de uma semana, depois de avaliar junto com essas pessoas o que é melhor para São Paulo, é que o ex-prefeito da cidade anunciará sua decisão, junto com os companheiros, sobre quem apoiar no segundo turno", diz a nota.

Genoino usou a mesma estratégia para falar do apoio de outros candidatos de São Paulo. "Queremos os votos de todos os eleitores do Maluf, da Erundina, do Paulinho, do Francisco Rossi, da doutora Havanir."

Outros apoios

O presidente do PT, José Genoino, disse que o partido buscará o apoio do PDT, PMDB e PSB nas cidades em que essas legendas foram derrotadas. Em contrapartida, o PT poderá apoiar os candidatos do PDT, PMDB e PSB nas cidades em que os petistas não passaram para o segundo turno.

Exemplo da troca de apoios é a cidade de Salvador (BA). Lá o segundo turno será disputado pelos candidatos João Henrique (PDT) e César Borges (PFL). "Temos interesse em discutir com o PDT o apoio em cidades importantes", disse Genoino.

"O PDT já apóia o Coser em Vitória. Deve nos apoiar em Belém e em São Paulo. O PT vai solicitar apoio em cidades importantes onde o PDT está disputando cabeça de chapa e o PT está fora. Isso tudo vamos conversar."

Ele também espera receber o apoio do PSB em troca do apoio do PT nas eleições municipais de Manaus (AM) e Natal (RN). O PT está fora da disputa nas duas cidades.

Em Natal, o segundo turno será disputado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PSB) e pelo deputado estadual Luiz Almir (PSDB). E, Manaus, o pleito será decidido pelos candidatos Amazonino Mendes (PFL) e Serafim Corrêa (PSB).

O PT também quer o apoio do PMDB para a petista Marta Suplicy, em São Paulo. Em troca, pode apoiar o candidato do PMDB em Ribeirão Preto, Baleia Rossi.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Paulo Maluf
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  • Leia o que já foi publicado sobre apoios partidários
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página