Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2004 - 15h31

Serra critica mobilização do Planalto para ajudar campanha de Marta

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
da Folha Online

O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, criticou nesta quarta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela reunião realizada ontem no Palácio do Planalto com seis prefeitos petistas eleitos no primeiro turno das eleições.

"É inusitado isso. Você, no seu gabinete de trabalho, dedicar horas do seu tempo para questão partidária. Isso não se faz. Em geral, você faz isso nas horas vagas, no fim de semana, à noite, não no horário de trabalho. É como se estivesse confundindo governo com partido. Há uma confusão no Brasil que está associada ao PT. A confusão entre partido e governo. São duas coisas diferentes. Presidente da República é para governar o país e não para comandar o partido," afirmou, após entrevista a uma rádio em São Paulo.

Ontem, Lula se encontrou com os prefeitos eleitos: Fernando Pimentel, em Belo Horizonte (MG); João Paulo, de Recife (PE); Marcelo Déda, de Aracaju (SE); João Henrique, de Macapá (AP); Raul Filho, de Palmas (TO) e Raimundo Angelim, de Rio Branco (AC).

Além de fazer um balanço sobre o desempenho do partido e dos aliados na eleição, ele pediu a eles que se dediquem, no segundo turno, à campanha dos candidatos do PT

O presidente do PT, José Genoino, os ministros José Dirceu (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral), Jaques Wagner (Conselhão), Aldo Rebelo (Coordenação Política), do PC do B, e Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia), do PSB e o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, também participaram da reunião.

Outro lado

Sobre a reunião de Lula com os prefeitos eleitos do PT, o porta-voz interino da Presidência, Rodrigo Baena, disse que "a intenção do presidente é receber os prefeitos eleitos das capitais".

"Com relação à reunião de ontem, ela ocorreu a pedido do prefeito de Belo Horizonte. E, na seqüência dessas reuniões, amanhã ele estará recebendo, então, dois prefeitos e, na próxima segunda-feira, mais um prefeito. Apenas isso", disse.

Continuou: "No âmbito desses encontros, o presidente da República deverá receber amanhã, 7 de outubro, o prefeito reeleito da cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia e o prefeito eleito de João Pessoa, Ricardo Coutinho. Na próxima segunda-feira, dia 11 de outubro, está previsto encontro com a prefeita reeleita de Boa Vista, Tereza Jucá".

Ministros

O candidato tucano disse ainda não acreditar que haja efeito a participação de ministros de Estado na negociação com os candidatos derrotados à Prefeitura de São Paulo para que apóiem a prefeita Marta Suplicy (PT).

Conforme a Folha publicou hoje, Dirceu negocia com Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT), enquanto o ministro da Cultura, Gilberto Gil, faz campanha no PV. Já o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos --que é do PSB-- tenta garantir o apoio de seu partido a Marta.

"Não tem efeito isso. O que eu fico preocupado é usar dinheiro do governo para campanhas. Porque, se se deslocam para São Paulo, tem custos, aviõezinhos, tem dinheiro gasto, dia que deixa de trabalhar. Isso é usar recurso público para eleição", disse Serra.

Reunião

Após a entrevista na rádio, Serra seguiu para o bairro de Jabaquara (zona sul de SP), onde fez uma caminhada de cerca de meia hora, já que iria a Brasília para uma reunião da Executiva Nacional do PSDB, às 17h.

Questionado se no encontro também seriam debatidos eventuais apoios de outros partidos a sua candidatura, ele negou.

"Estou indo por uma questão administrativa. Sou presidente de partido e preciso acertar uma série de coisas em andamento de trabalho partidário, ter o balanço do que aconteceu nas eleições. Tenho de passar certas tarefas e conversar com o pessoal. Não tem nada de especial. Trata-se de uma reunião nacional, não é uma reunião dedicada a campanha especificamente em nenhum lugar."

Leia mais
  • PSB e PMDB devem anunciar apoio a Marta no 2º turno em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página