Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2004 - 11h41

Genoino chama Paulinho de "ventríloquo" e vê "preconceito" em crítica

Publicidade

da Folha Online

O presidente do PT, José Genoino, considerou "preconceituosas" as críticas feitas por adversários de que o crescimento de seu partido nas eleições municipais poderia representar uma ameaça à democracia. Ele também chamou de "ventríloquo" um desses críticos, o candidato derrotado na eleição municipal paulistana Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

A partir da semana passada, tomou forma no cenário político nacional o discurso da oposição de que seria bom para a democracia se o PT perdesse a eleição em grandes cidades. Com isso, novas forças políticas de oposição poderiam fazer um contraponto a um suposto autoritarismo do governo Lula.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), por exemplo, disse que o PT tenta implantar a "democracia de um partido só". O discurso passou então a ser repetido por tucanos e aliados. E, na semana passada, quando Paulinho anunciou seu apoio ao candidato José Serra (PSDB) no segundo turno de São Paulo, ele disse ter "medo do PT com muito poder".

Em entrevista ao site do PT, José Genoino rebateu as críticas: "O que os tucanos e seus ventríloquos, como o Paulo Pereira (PDT), além de intelectuais que se rebaixam ao papel de sofistas, estão propalando é uma retomada do preconceito contra o PT. O preconceito diante da eleição do Lula agora é retomado com nova roupagem".

E Genoino continuou no ataque: "Essa tese tucana pode ser traduzida da seguinte maneira: 'Só há democracia quando eu mando'. Os tucanos governaram o Brasil durante oito anos e o PT está apenas há dois anos no poder. Mesmo assim essa fúria preconceituosa e reacionária é levantada. Os tucanos devem discutir mais propostas e idéias de governo e não preconceitos".

Marta

Genoino também disse acreditar que a candidata Marta Suplicy (PT) ainda possa virar a disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo. Segundo pesquisa Datafolha divulgada no domingo, a três semanas da eleição Serra aparece com 51% das intenções de voto, contra 39% da atual prefeita.

"Temos que debater as nossas propostas, comparando-as com a maquiagem do candidato tucano. É assim que vamos reverter a situação", afirmou.

Leia mais
  • Marta investe contra PSDB e Serra em bairros pobres

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página