Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2004 - 22h01

Na TV, Serra critica educação e Marta se diz "vencedora" de debate

Publicidade

da Folha Online

No segundo dia de propaganda eleitoral gratuita no segundo turno da eleição, José Serra (PSDB) criticou a qualidade de ensino na capital paulista, enquanto Marta Suplicy (PT) voltou a exibir um resumo do debate da última quinta-feira, da Rede Bandeirantes, onde ela ataca o candidato a vice de Serra, Gilberto Kassab (PFL), ex-secretário de Planejamento da administração Celso Pitta (1997-2000).

Com a deixa de que ontem foi o Dia do Professor, o programa de TV do tucano lembrou a época em que o candidato lecionou no Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com depoimentos de economistas como Antonio Kandir (PSDB).

"Nossa cidade tem hoje 100 mil crianças sem vaga nas creches, sem vaga na pré-escola, e mais 50 mil crianças que estudam em escolas de lata. Não é justo isso", disse Serra.

Ele prometeu "manter e continuar" os CEUs --escolões da periferia, vitrine da campanha da prefeita-- e melhorar o uniforme e o material escolar. "Até porque um prefeito tem de ter responsabilidade de não interromper obras nem projetos", afirmou o candidato.

Também foram exibidos depoimentos de supostas famílias reclamando de falta de vagas em unidades municipais. O tucano terminou o programa ao som da música "O Caderno", que ficou famosa na voz de Toquinho, e cenas de abraços dados por crianças.

Já o programa de Marta mostrou depoimentos de que ela foi a "grande vencedora" do debate na Band. Também listou as perguntas feitas a Serra que ele "deixou de responder", citando questões sobre a atuação do tucano como ministro do Planejamento e da Saúde no governo FHC (1995-2002) e relativas a aumento de impostos, crise de energia, desemprego e privatizações.

Foi exibido ainda o ataque de Marta ao vice do tucano, ocorrido no debate. "Se acontecer alguma coisa com Serra ou se ele resolver disputar algum cargo, porque até hoje ele nunca ficou inteiro num cargo, essa pessoa [Kassab] assume o governo da nossa cidade. É a turma do Pitta de volta na cidade de São Paulo."

Em defesa da qualidade do ensino municipal, Marta citou números sobre salas de computação e acesso à internet em escolas e comparou com supostos dados sobre as unidades do governo do Estado, administrado pelo tucano Geraldo Alckmin.

Em tom de emoção, ela também agradeceu os eleitores pelo "reconhecimento do seu trabalho", especificando "a recuperação do centro e do mercadão", parcerias privadas (fonte do Ibirapuera e o jardim do Museu do Ipiranga), o bilhete único e projetos sociais e de "embelezamento" da cidade.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  • Leia o que já foi publicado sobre José Serra
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página