Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2000 - 16h16

José de Abreu participa de bate-papo e diz que não é "doutor"

Publicidade

da Folha Online


O candidato pelo PTN à Prefeitura de São Paulo, José de Abreu, participou de um bate-papo promovido pela Folha Online. Ele falou sobre algumas de suas propostas para melhorar a cidade e respondeu ás perguntas dos internautas.

Questionado sobre sua declaração de bens que indica que ele é o candidato mais rico depois de Paulo Maluf (PPB), José de Abreu disse que, apesar do nível econômico, ele não é "doutor", em menção ao slogan de sua campanha "nem doutor, nem madame. Chegou a vez de um Zé na prefeitura". "É uma declaração que não sonego nada. Os outros candidatos é que deveriam explicar uma declaração tão minguada", diz.

José de Abreu também teve de explicar o fato de pertencer ao mesmo partido do prefeito Celso Pitta, que foi investigado em várias denúncias de corrupção e pagamentos de propinas. "A administração Pitta foi muito discriminada e combatida pelo fato de ele ser negro. Vejo que a administração dele tem muitos erros e acertos. O fato de ele filiar-se ao PTN, partido são partes".

O candidato do PTN, também deputado federal, diz contar com o voto da comunidade nordestina de São Paulo, além de ser o candidato dos negros e pobres.

Leia abaixo a íntegra do bate-papo



(15:21:02) : :José de Abreu : Boa tarde, José de Abreu a todos os internautas que estão nesta sala para podermos trocar idéias, sugestões para a futura administração da cidade de São Paulo.

(15:21:09) : : André : Boa Tarde , eu gostaria de saber de suas propostas para o problema da violência em São Paulo

(15:22:38) : :José de Abreu : Liv, a minha declaração de bens é uma declaração em que não sonego nada que possuo, uma declaração real. Os demais candidatos é que deveriam explicar uma declaração tão minguada e sem nenhum ativo, não eu, que tudo que ganhei declarei e está devidamente registrado.

(15:23:09) : : Liv : O que o senhor acha da administração Pitta, que é do seu partido?

15:25:18) : :José de Abreu : André, a crise do desemprego na periferia de São Paulo é muito grande. Não existe maior violência do que a fome. São Paulo foi a esperança de muitos que para cá vieram. A política recessiva da economia tem levado desemprego e a falta de horizonte para a juventude. Esses são os motivos da violência. O meu governo está preocupado com a geração de empregos e oportunidades para os jovens. Enfrentaremos a crise social pelo social, não com o endurecimento e a repressão.

(15:25:33) : : MADAME : Coronel, você chama seus concorrentes de doutores e madames, mas não fala que é o segundo mais rico. Por que, coronel?

(15:26:13) : : Ricardo : O senhor acha realmente que há um preconceito quanto a sua candidatura ?? pelo fato do senhor ser nordestino??

15:27:35) : :José de Abreu : Liv, eu acho que a administração Pitta foi muito discriminada e combatida pelo fato de ele ser negro, mesmo antes de assumir já sofria séria campanha sobre sua pessoa. Vejo que a administração dele tem muitos erros e acertos. O fato de ele filiar-se ao PTN, partido são partes. Você é brasileiro e também á a terra do Lalau e não é por isso que todos aqui sejamos iguais.

(15:28:24) : : André : Quais suas propostas de governo ?

(15:29:42) : :José de Abreu : Madame, eu não sou coronel, segundo que sou oriundo de uma família humilde e tudo que eu tenho consegui trabalhando. Não tenho culpa se os demais não declaram o que realmente tem, na nossa chapa existe a vice-prefeita que é uma mulher coronel da reserva da PM.

15:30:28) : : LUIZ SP : BOA TARDE! O QUE O SR ACHA DE MODERNIZAR O TRANSPORTE DE TRENS, JÁ QUE O METRO REQUER INVESTIMENTOS ALTISSIMOS, O SR. TEM ALGUM ESTUDO A RESPEITO?

(15:31:38) : :José de Abreu : Ricardo, quero esclarecer que eu não sou nordestino. Eu nasci na Penha, porém, há mais de 10 anos, eu montei a rádio Atual, a primeira emissora nordestina e o Centro de Tradições Nordestinas, entidade essa que procura preservar a cultura e as raízes desse povo que nos ajudou a construir a grandeza de São Paulo.

(15:35:14) : :José de Abreu : André, a responsabilidade do trânsito urbano constitucionalmente é da prefeitura. Nós pretendemos assumir todas as linhas do Metrô que não estão implantadas e pretendemos abrir licitação internacional e nacional para que empresas que desejarem sua concessão possam vir investir em nossa infra-estrutura, promovendo com isso, muitos empregos. Pretendo na área da saúde cobrar do governo federal até judicialmente o dinheiro que é desviado e não investido na saúde pois a cidade de SP é o maior contribuinte do CPMF não recebendo nenhum real de retorno, que é uma barbaridade.

15:36:23) : : Madame&Doutor-Bote : Olá senhor José de Abreu, durante sua campanha o senhor criou uma personagem história para estas eleições. Beirando o final do século 20, o senhor acha que fazer acusações ou provocações contra os políticos concorrentes,ou dar as mãos para com a globalização, no lugar das famosas promessas?

(15:36:25) : :José de Abreu : Luiz SP, com relação ao transporte de trem, eu pretendo licitar inicialmente o metrô, por ser de melhor qualidade para um centro urbano.

(15:37:58) : : Humberto : Zé de Abreu, vcs candidatos dos partidos pequenos foram 'pagos' por Maluf e Suplicy para atacar o Geraldo e a Erundina?

(15:39:14) : :José de Abreu : Madame&Doutor-Bote, madames e doutores foi decidido na Justiça que não é nenhuma ofensa. O que eu quis demonstrar a diferença entre as propostas deles e as minhas..

(15:40:12) : :José de Abreu : Humberto, eu pelo menos não, os meus ataques são contra madames e doutores que mantêm propostas similares de repressão para a periferia.

(15:40:43) : :José de Abreu : Luiz SP, acho e é isso que combato.

(15:40:52) : : T o N e L a D a® : Boa Tarde, Zé eu gostaria de saber se vc ainda tem esperança de ganhar as Eleições ?

(15:42:23) : : Liv : Como o senhor iniciou sua carreira política? Pode dar um resumo de sua carreira para o conhecermos melhor?

(15:42:24) : :José de Abreu : T o N e L a D a®, sem sombra de dúvida. Quem vai votar é a periferia de SP. E para milhares de pessoas que eu perguntei nunca foram consultadas por um instituto de pesquisa. Ganhar no papel é fácil, dia 1o as urnas vão falar.

(15:44:18) : : Paulo : O que o senhor acha dos orçamentos superfaturados do atual governo Celso Pitta ?

15:46:32) : :José de Abreu : Liv, após a construção da rádio Atual e do CTN, os mesmos foram atacados por um grupo que discrimina os nordestinos em 92. A partir daí, após a prisão deles, os frequentadores da rádio e do centro começaram a me estimular a vir ser candidato a deputado. Após essa mobilização acabei concordando e saí candidato a deputado federal pois o partida na época eu pertencia não concordaram em eu ser candidato estadual pois não acreditavam na minha eleição. Foram surpreendidos quando fui o quinto mais votado do partido. Posteriormente, divergindo da política adotada pelo meu partido passado, que era o PSDB, mesmo ele sendo o partido do governo, eu me retirei dele. Fiz exatamente o contrário que muitos deputados se elegem por um partido de oposição e depois aderem ao governo.

(15:46:53) : : Ricardo : caso o senhor não dispute o 2º turno , o senhor poderia afirmar qual o candidato que teria seu apoio??

(15:47:22) : :José de Abreu : Paulo, se há superfaturamento irei mandar apurar com todo rigor.

15:48:45) : : Fabricio Lemos : Zé de Abreu, boa tarde. Por que no seu programa na TV o senhor só critica madames e doutores e não aparece do lado do atual prefeito que é do seu partido? Será que é por ele é doutor?

(15:49:23) : : nicea : O senhor tem uma ligação muito forte com a comunidade nordestina em São Paulo. O senhor não se sente traído por este eleitorado pois o senhor aparece com apenas 1% das intenções de voto. Ou seja, eles não estão votando no senhor.

(15:50:23) : :José de Abreu : Fabricio Lemos, o atual prefeito é do meu partido e seu secretário retirou até a minha propaganda da avenida 23 de maio. Fazendo com que eu tivesse que mover uma ação. Partido, como eu falei, são partes. Ele é uma parte.

(15:51:42) : :José de Abreu : Nicea, não. As pesquisas não representam a realidade. Eu não só tenho um trabalho com a comunidade nordestina. Possuo também um trabalho com a comunidade negra. As pesquisas não representam a realidade.

(15:51:57) : : Adriana : Pelas estatísticas diárias o índice de vilência a cada dia que vem se passando está crescendo cada vez mais, o que o Sr. pretende fazer para amenizar este problema que a cidade vem atravessando com muita dificuldade ?

(15:52:27) : : oposição : Por que você saiu do PSDB e foi para o PTN ?

(15:53:32) : : Vraptor : Como vc pretende tratar o problema da ocupação das ruas do centro da cidade por camelôs??/ que vc pretende fazer com eles?

(15:54:00) : :José de Abreu : Adriana, a maior violência é o desemprego e a fome. Isso é que está provocando o surgimento de perueiros, marreteiros e aqueles que não conseguem ser nem uma coisa em outra, começam a praticar crimes. Iremos procurar resolver a crise social pelo social, com a geração de empregos.

(15:54:47) : : Jairo : Quem está financiando a sua campanha? Qual o custo da campanha?

(15:56:06) : :José de Abreu : Oposição, saí do PSDB pois o presidente ao assumir o governo disse para esquecermos tudo que ele havia dito e falado e em seguida, atendendo o que determina o FMI, o mesmo adotou uma política neoliberal, afastado inteiramente do problema social. Isto é que me motivou a me retirar do PSDB.

(15:57:44) : :José de Abreu : Vraptor, será construído nos terminais rodoviários plataforma onde serão criados boxes e os camelôs terão a oportunidade de, sem atrapalhar o trânsito e o comércio, poderem ser micro comerciantes. Pior é o desemprego que provocou o surgimento deles.

15:59:20) : : gustavo18a/sp : No horário político, vejo coisas divertidíssimas. Marta Suplicy de terninho rosa, correndo com crianças da periferia, Maluf insistindo em túneis e viadutos, Collor, que, absurdamente reaparece no meio político como se nada houvesse acontecido, Tuma insistindo em idéias nada eficazes, Geraldo arregaçando as mangas, sem originalidade alguma e o Sr, querendo eliminar Doutores e Madames. O Sr. não acha complicado favorecer tanto um grupo social em detrimento de outro. Não seria mais correto balancear, com projetos direcionados a ambas as classes?

(16:02:11) : :José de Abreu : gustavo18a/sp, eu acho que a repressão proposta pelos doutores e madames irá cada vez mais provocar revolta e as vítimas serão as pessoas de melhor posse. Amenizando o sofrimento existente hoje com a crise do desemprego iremos atenuar a violência, melhorando assim para toda a comunidade. Não penso só na periferia, pois serei prefeito da cidade de SP.

(16:04:57) : :José de Abreu : Bem, estando esgotado o nosso tempo, quero aproveitar para agradecer as pessoas que estão participando dessa sala, as suas perguntas e sugestões. Esperando contar com seu apoio ao nosso projeto. No dia 1o de outubro, se puder ser honrado com seu voto. Abraço a todos e até a vitória. Zé de Abreu, 19.



  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página