Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2009 - 08h44

Câmara debate limite a capital estrangeiro em sites noticiosos

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

Representantes das empresas jornalísticas brasileiras defenderam ontem, em debate na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, que as restrições previstas na Constituição à composição de capital dos veículos de comunicação sejam também seguidas pelos sites que produzem conteúdo noticioso.

A comissão analisa se irá apresentar projeto regulamentando o tema. O artigo 222 da Constituição estabelece que 70% do capital total e votante das empresas jornalísticas e de rádio e TV deve pertencer a brasileiros natos ou com ao menos dez anos de naturalização.

Embora o texto não fale dos meios eletrônicos, para Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), ANJ (Associação Nacional de Jornais) e Abranet (Associação Brasileira de Internet), a intenção do legislador não foi disciplinar a plataforma (rádio, TV, jornal), mas o manejo do conteúdo informativo. O Ministério das Comunicações tem a mesma avaliação.

"Se as empresas jornalísticas e o setor de radiodifusão estão sujeitos a regras, por qual razão quem transmite o mesmo conteúdo pela internet deverá se submeter a uma lógica diferente?", disse Luís Roberto Barroso, consultor da Abert.

Tercio Sampaio, representante da ANJ, disse que não se trata de regular os portais, mas as empresas. "A TAM não é uma empresa jornalística, mas distribui um jornal para os seus passageiros. A empresa que produz o jornal é que deve ser regulada, e não a companhia aérea."

Taís Gasparian, da Abranet, afirmou que "a produção de conteúdo deve ser feita por empresas nacionais também no meio eletrônico".

O consultor jurídico do Ministério das Comunicações Marcelo Bechara disse que a aplicação da norma constitucional deve ser sobre as empresas. "A internet é meio de comunicação e através dela pode haver diversas prestações de serviço", disse.

Empresas de telefonia e portais estrangeiros, contrários à regulamentação, não compareceram ao debate.

Comentários dos leitores
helio marinho (51) 22/01/2010 18h26
helio marinho (51) 22/01/2010 18h26
O inferno de Dantes(divina comedia) é o paraiso comparado ao STF,que ao pronuciar contra a não obrigatoriedade da profissão jornalistica,para aqueles que exercem tal profissão,fez com que apenas se copiem as questões sem conhecer os metodos em profundidade e extensão sua causas e seus efeitos;sendo assim,qualquer um pode dizer e ser qualquer coisa,pois,os instrumentos de aferimentos e de avalição não passam de meras formalidades legais sem utilidade pratica alguma,a balança é só um patuá,não tendo serventia nenhuma e o relogio é um amuleto de adoração aos deuses;ora,essas decisões são feitas de oblações aos extraterrestres,porque não tem conecções nenhuma com a realidade dos fatos das coisas terrenas;ao inves de obrigar que o SUS tenha a capacidade de antecipadamente diagnosticar provaveis complicações fetais,prefere suscitar o debate dos ainda não vivos,que na verdade deveria discutir a morte dos que estão vivos;quem é que pode levar a serio uma instituição assim,que não tem capacidade do porvir e que não interfere de maneira eficaz na erradicação definitiva da mazela sociais;se o mal é pago com a justiça,o que paga a justiça quando ela torna-se má;somente quando ela propria se tornar cruel e violenta consigo mesma,porque só assim vai aprender a sí temer,a sí respeitar e a sí conhecer. sem opinião
avalie fechar
Eduardo Giorgini (480) 12/01/2010 16h03
Eduardo Giorgini (480) 12/01/2010 16h03
"Dilma neles!"
Isso ai!
Dilma no Lula, Dilma no Delúbio, Dilma no mensalão, Dilma na Dilma ...
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Leucio Da Mota Barbosa (315) 10/01/2010 13h52
Leucio Da Mota Barbosa (315) 10/01/2010 13h52
O PIG ESTA ENTRANDO EM DESESPERO TOTAL !
OS SEUS GRANDES REPRESENTANTES SE CONTORCEM EM DORES , COM SUA LINGUAGEM AGRESSIVA E MENTIROSA .
SABEM PORQUE ? ESTÃO DESESPERADOS PORQUE SABEM QUE VÃO PERDER AS PROXIMAS ELEIÇÕES !
ESTES SÃO ALGUNS AUTENTICOS REPRESENTANTES DA FAUNA
DA IMPRENSA MARROM .
É PIG !
É PIG !
É PIG - É PIG -É PIG !
JABOR , MERVAL PEREIRA , MAINNARD " AQUELE DA VEJA" , BORIS CASOY , LUCIA HIPOLITO , BOECHAT , SARDENBERG .
ELES PENSAM QUE SÃO OS DONOS DA INFORMAÇÃO , E PENSAM QUE SÓ EXISTEM IMBECIS PARA ACREDITAREM NOS SEUS COMENTÁRIOS .
82 POR CENTO DOS BRASILEIROS E TODA IMPRENSA INTERNACIONAL , NÃO PODEM ESTAR ERRADOS E OS PIG CERTOS .
POR ISTO DILMA NELES !
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1645)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página