Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2004 - 15h35

Câmara investigará suposto esquema de extorsão

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), afirmou nesta quarta-feira que toda denúncia envolvendo deputados federais será investigada. "Temos que separar o joio do trigo. Como presidente da Câmara, tenho que defender a Instituição e fazer com que os devedores paguem", disse.

O presidente da Câmara comentava a matéria publicada hoje na Folha de S.Paulo, que denúncia a existência de esquema de extorsão dentro da Câmara.

As denúncias partiram dos deputados Paulo Lima (PMDB-SP) e Luciano Zica (PT-SP), ouvidor da Câmara. Zica chegou a abandonar a CPI dos Combustíveis ao verificar irregularidades que estavam sendo cometidas por seus colegas de comissão.

A suposta prática, segundo as denúncias, consiste na apresentação de requerimentos convocando empresários e pessoas a serem investigadas pelas CPIs e, depois, após o pagamento de algum tipo de propina, retirar este pedido.

O deputado André Luiz (PMDB-RJ), que foi denunciado por extorsão pelo empresário de jogos, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi o autor de vários requerimentos retirados sem justificativa na CPI dos Combustíveis.

Na reportagem da Folha, Paulo Lima diz que tem o nome de dez deputados federais que teriam tentado extorquir empresários investigados pela CPI dos Combustíveis, que terminou em outubro de 2003.

João Paulo disse que vai cobrar dos deputados que declararam à imprensa ter conhecimento desses casos que revelem os nomes dos colegas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página