Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2004 - 09h05

Para Lula e Dirceu, pesquisas aumentam o clima de virada

Publicidade

EDUARDO SCOLESE
JULIA DUAILIBI
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o ministro José Dirceu (Casa Civil) avaliam que a diminuição da vantagem de José Serra (PSDB) nas pesquisas paulistanas propõe um clima de virada da candidata à reeleição Marta Suplicy (PT). Segundo Dirceu, os tucanos "sentaram na cadeira" antes do tempo, o que vai permitir que o PT "vire" em São Paulo.

"Nós vamos virar e vamos ganhar a eleição. As pesquisas estão aí. Todas elas mostram que há uma mudança da situação em São Paulo (...) Eles [os tucanos] sentaram na cadeira antes da hora, e o eleitorado não gosta disso", afirmou o ministro após almoço na Granja do Torto com Lula e com o ex-presidente Itamar Franco (1992-1994).

Anteontem, em churrasco no Palácio do Jaburu no qual comemorou 59 anos, o presidente Lula disse a ministros e outras autoridades presentes que as pesquisas divulgadas no dia (Ibope e Datafolha) mostram um "ambiente de virada" em São Paulo. Segundo a Folha apurou, Lula também demonstrou expectativa positiva em relação às disputas em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Belém (PA).

Ontem, Dirceu disse que o momento não é de comemoração. "Comemoração, não. Temos humildade para saber que temos de vencer a eleição. Temos de trabalhar duro até o dia 31 [domingo]. A eleição está virando em São Paulo."

O ministro-chefe da Casa Civil disse ter conversado ontem com o presidente do PT, José Genoino, e também com Marta Suplicy. Afirmou ter colhido de ambos uma expectativa otimista para as eleições de domingo.

A seguir, questionado sobre o que indicaria os tucanos terem sentado na cadeira, Dirceu afirmou: "Os artigos que publicaram na imprensa, o comportamento de compor governo, a arrogância, o desprezo pela obra que a prefeita fez, a mudança de posição com a política do já ganhou, agora vai manter o imposto do lixo até 2006. Acham que o eleitorado não percebe isso, entendeu, que era retórica eleitoral, que na verdade ele não ia revogar a taxa do lixo".

No jantar de anteontem à noite, organizado na residência do vice-
presidente, José Alencar, Lula recebeu os parabéns de ministros, parlamentares e dos presidentes Nelson Jobim (STF) e Edson Vidigal (STJ), além do governador do Acre, Jorge Viana (PT).

Sob clima descontraído, os integrantes do governo discutiram as pesquisas sobre o pleito paulistano divulgadas horas antes. Pelo levantamento do Datafolha, a diferença entre Serra e Marta caiu de 10 para 7 pontos percentuais. Segundo o Ibope, a diferença entre o tucano e a petista caiu de 14 para 9 pontos.

No Jaburu, além de churrasco, foi servido coração de galinha, torresmo e carne. Para acompanhar, havia feijão-tropeiro. De bebida, água, vinho e pinga. O presidente Lula bebeu um pouco de vinho e comeu bolo de brigadeiro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  • Leia o que já foi publicado sobre o ministro José Dirceu
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página