Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2004 - 15h45

Lula descarta reforma ministerial após eleições, diz Dirceu

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende fazer uma reforma ministerial após o segundo turno das eleições municipais, segundo o ministro José Dirceu (Casa Civil).

"O presidente já deixou claro [que isso não irá acontece]. Pelo menos já me transmitiu duas orientações: não tem reforma ministerial e não se fala em 2006 no governo em 2005", disse o ministro, que acompanhou a prefeita Marta Suplicy (PT) no último dia de campanha à reeleição em São Paulo.

Para Dirceu, em 2005 o governo precisa ajudar o país a crescer, resolver os problemas de infra-estrutura e melhorar os programas sociais. "Esse é objetivo do governo. É continuar crescendo e aumentando empregos."

Lembrou também que o Brasil precisa estar preparado para enfrentar adversidades internacionais. "Vai ter uma sucessão nos Estados Unidos e pode acontecer mudanças na política dos Estados Unidos", disse.

"A economia mundial pode crescer menos. Os preços dos produtos agrícolas estão caindo, então o governo tem de se preparar para isso. A preocupação do governo é outra, não é 2006."

Base

A participação política do PMDB no governo federal deve ser resolvida dentro do próprio partido, avaliou o ministro. "Alguns setores já eram contrários à participação ou queriam que o PMDB apoiasse o governo sem participar. Essa é uma questão interna do PMDB. O PMDB soberano precisa tomar uma decisão."

Os ministros das Comunicações, Eunício de Oliveira, e da Previdência, Amir Lando, são filiados ao PMDB.

Para Dirceu, o que importa é que o governo tem a maioria, mesmo sem contar com cerca de um terço dos votos do PMDB na Câmara e no Senado. "Isso já é um pouco próprio do PMDB, que não tem unidade nacional."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre reforma ministerial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Dirceu
  • Veja as últimas pesquisas no site Datafolha
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página