Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2004 - 12h00

Lindberg diz que eleições marcam vitória de Cesar Maia e revés de Garotinho

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O candidato do PT à Prefeitura de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), Lindberg Farias, afirmou hoje, depois de votar, que o saldo final das eleições no Estado do Rio é de vitória para Cesar Maia (PFL) e de derrota para o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB).

Lindberg comentou hoje a apreensão de R$ 318.200 no diretório regional do PMDB em Campos, cidade de Garotinho, e disse que o episódio foi o final de toda uma campanha "desastrosa, de vale-tudo e sem limites éticos".

"Aquele discurso [do ex-governador Garotinho] na apreensão da verba foi só o desfecho dessa campanha eleitoral", disse Lindbergh. "Anthony Garotinho tem que tomar isso aqui como um aprendizado. O método dele de fazer política foi derrotado."

O ex-governador e sua mulher, a governadora Rosinha Matheus (PMDB), recusaram-se hoje a dar entrevistas.

Lindbergh votou acompanhado da mulher, Maria Antonia, do filho, Luiz (9), e do sobrinho, Fred.

Benedita

A ex-governadora e ex-ministra Benedita da Silva (PT) e o deputado Rodrigo Maia (PFL) estiveram com o candidato petista durante o corpo-a-corpo com eleitores. Ao som de "A-e-i-o-u, o Lindberg vai mudar Nova Iguaçu", o candidato afirmou que vai circular pelas diversas zonas eleitorais do município até as 17h.

Lindberg disse estar muito preocupado com a fiscalização. Ele disputa o segundo turno contra o peemedebista Mário Marques.

"A gente não vai cantar vitória antes. É preciso trabalhar muito. Sinto um clima de mudança na cidade, mas a fiscalização é muito importante."

Segundo ele, a tática de ataques com boatos e panfletos anônimos reverteu de forma benéfica para sua campanha.

O candidato do PT disse que está "completamente encantado" com Nova Iguaçu. Ele planeja como primeira medida de seu governo, caso saia vitorioso das urnas, fazer uma intervenção e uma auditoria no Hospital da Posse --segundo ele, o grande problema da cidade.

Na avaliação de Lindbergh, o PT pode sair como grande vencedor no Estado do Rio de Janeiro. O partido lidera as pesquisas em Nova Iguaçu e Niterói. "O PT, que entrou como zebra, pode sair como grande vitorioso", disse.

Cédula de papel

Duas seções eleitorais de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) utilizam cédulas de papel neste segundo turno. As urnas eletrônicas tiveram problemas e não puderam ser trocadas. Nas outras quatro cidades do Estado em que ocorre votação hoje (Campos, Duque de Caxias, Niterói e São João de Meriti), 19 urnas já tiveram de ser substituídas.

Leia mais
  • Folha Online faz cobertura especial e transmite resultados on-line da apuração

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o candidato do PT à Prefeitura de Campos, Lindberg Farias
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página