Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2004 - 17h22

Boca-de-urna aponta empate técnico na eleição de Porto Alegre

Publicidade

da Folha Online

Pesquisa de boca-de-urna divulgada pelo Ibope após o fechamento das urnas aponta empate técnico na eleição municipal de Porto Alegre (RS).

Segundo o levantamento, que tem margem de erro 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, o candidato José Fogaça (PPS) teve 51% dos votos válidos no pleito de hoje. Com a margem de erro, ele foi preferido por entre 49% e 53% dos eleitores.

Já seu adversário, o petista Raul Pont, aparece com 49% dos votos válidos. Entretanto, com a margem de erro, ele pode ter tido entre 47% e 51% das preferências dos eleitores.

Apesar de apontar uma pequena vantagem para Fogaça, o Ibope avisa que uma vitória de Pont está dentro da margem de erro da pesquisa.

Entretanto, caso Fogaça seja mesmo o vencedor, o PT deixaria o comando da Prefeitura de Porto Alegre pela primeira vez em 16 anos. O atual prefeito, João Verle, assim como seus três antecessores, foram petistas.

A dominância petista na cidade foi recentemente reconhecida pelo jornal francês "Le Monde", que considerou Porto Alegre a "meca da esquerda latino-americana".

Se por um lado o PT lamentará a derrota, Fogaça e o governador gaúcho, Germano Rigotto, terão uma expressiva vitória. Após desbancar adversário petista em 2002, Rigotto apoiou Fogaça no segundo turno da eleição. O apoio pode ser considerado decisivo, uma vez que Pont terminou o primeiro turno da eleição em vantagem, e a perdeu nas últimas semanas.

Leia mais
  • Beto Richa lidera em Curitiba segundo boca-de-urna

    Especial
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  • Acompanhe em tempo real a apuração em Porto Alegre
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página