Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2009 - 17h36

PF prende ex-prefeita de Alcântara e mais 20 por desvio de verbas públicas no MA

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira 21 pessoas suspeitas de desviar verbas públicas no Maranhão. Entre os presos está a ex-prefeita de Alcântara e procuradora geral do município, Heloisa Helena Leitão.

A operação, batizada de Orthoptera, cumpre 24 mandados de prisão, sendo 12 prisões temporárias e 12 conduções coercitivas, além de 17 mandados de busca expedidos pela Justiça Federal.

Segundo a PF, as investigações tiveram como ponto de partida a utilização de contas de passagem e falsificação de extratos bancários, cuja finalidade era maquiar o desvio de verbas da Educação.

A Polícia Federal informou que a quadrilha é formada ainda por empresários e membros das comissões de licitação e sindicância. Os nomes dos demais presos não foram divulgados.

Em cinco meses de 2008, a organização criminosa teria movimentado cerca de R$ 5 milhões em recursos da Educação.

De acordo com as investigações, a Prefeitura de Alcântara executava os recursos aportados ao Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) de forma irregular e fraudulenta.

Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão o de falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso e formação de quadrilha ou bando, além de fraude a licitação e crime de responsabilidade.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria da Procuradoria de Alcântara para comentar a prisão de Heloisa Leitão.

Comentários dos leitores
Luís da Velosa (1580) 27/01/2010 11h48
Luís da Velosa (1580) 27/01/2010 11h48
É lastimável. Mas, devemos aguardar o desfecho das investigações. A injustiça também é lastimável. sem opinião
avalie fechar
cesar figueiredo (4) 21/01/2010 21h18
cesar figueiredo (4) 21/01/2010 21h18
Não devemos confundir ou falar do que não conhecemos; NÃO existe e nunca existiu caneta
revólver , a referida "caneta" dispara apenas 1 tiro de
munição anêmica que é o cal. 22 !
sem opinião
avalie fechar
É isto que falta no Brasil, uma posição firme e contundente daqueles que fazem da Justiça um lema de vida, Parábens ao Juiz Fernando Cesar Baptista de Mattos, presidente da Ajufe. Suas palavras são a expressão de muitos brasileiros que devem ao Juiz De Santis e ao Dr. Protógenes pelo ato de coragem e cidadânia em defesa do Estado de Direito. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (407)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página