Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2004 - 19h51

Manaus finaliza contagem e elege candidato de Lula

Publicidade

da Folha Online

Manaus, capital do Amazonas, finalizou a apuração. Candidato apoiado pelo presidente Lula, Serafim Corrêa (PSB), 57, foi eleito com 51,68% dos votos válidos. Amazonino Mendes (PFL), 64, teve 48,32%.

Serafim recebeu 385.035 votos, enquanto Amazonino teve 359.999 votos. Foram 146.115 abstenções, 3.796 votos brancos e 9.350 nulos.

Em Manaus, as últimas pesquisas apontavam resultados divergentes. Levantamento do Vox Populi, divulgado hoje pelo jornal "Diário do Amazonas", apontava Amazonino com 52% dos votos, enquanto Serafim aparecia com 41%. Já o jornal "A Crítica" divulgou pesquisa, realizada pela Action Marketing e Pesquisa de Mercado, na qual Serafim liderava com 47%, enquanto Amazonino aparecia com 45%.

Serafim federalizou a campanha com a presença de Lula no programa eleitoral. Economista, ele foi secretário das Finanças da Prefeitura de Manaus. Em 1988, foi eleito vereador da capital.

Subiram também ao palanque de Serafim o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos (PSB), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), e deputados federais.

No depoimento do presidente a favor do pessebista, Lula dizia que Serafim era "sério, honesto e comprometido com a parcela mais pobre da população".

Já a campanha de Amazonino destacou o vice-governador do Amazonas, Omar Aziz (sem partido), para os comícios na zona leste, região com o maior número de eleitores da cidade, a maioria de baixa renda.

Amazonino Mendes intensificou as promessas de melhorar o abastecimento de água e de construir centros de lazer para idosos nos bairros de periferia. Seus comícios passaram a contar com a presença do vice-governador Omar Aziz, que, no primeiro turno, apoiou a candidata derrotada Vanessa Grazziotin (PC do B).

Aziz havia rompido com Amazonino e com o PFL porque o partido não lançou sua candidatura na convenção. Em junho, Omar Aziz teve o nome retirado do relatório da CPI da Exploração Sexual do Congresso, que investigou uma denúncia feita por uma menor contra ele. Aziz negou seu envolvimento no caso.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Serafim Corrêa
  • Leia o que já foi publicado sobre Amazonino Mendes
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  • Acompanhe em tempo real a apuração em Manaus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página