Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2004 - 10h46

Veja o perfil do novo prefeito de Santo André

Publicidade

da Folha Online

O prefeito de Santo André é um homem de perfil bem diferente de seu antecessor. Enquanto Celso Daniel era um intelectual, professor universitário e doutorando em ciências políticas, o operário João Avamileno concluiu apenas o ensino fundamental.

Nascido em Boracéia (interior de SP), casado com Ana Maria Meirelles, quatro filhos e quatro netos, João Avamileno surgiu como líder de trabalhadores na Pirelli, em 1975.

A empresa era, então, uma das 'potências' industriais da cidade, e foi ele quem comandou as negociações salariais pelo sindicato naquele ano.

Também lideraria a categoria nas chamadas 'greves de negociação salarial' em 78, 79 e 80.

Em 1982, já um membro destacado do PT, foi escolhido para ser o tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.

Era o primeiro passo de uma carreira sindical de sucesso: seria eleito secretário-geral, presidente do sindicato, depois assumiria a presidência da CUT no ABC e, mais tarde, a tesouraria da CUT estadual.

Em 1992, João Avamileno elegeu-se vereador pelo PT em Santo André. Seu mandato durou de 1993 a 1996. Em 95, já presidia o PT na cidade. Foi reeleito em 97, 99 e 2001, acumulando o cargo de vice-prefeito, eleito em 96 na chapa de Celso Daniel. Ambos se reelegeram nas eleições de 2000.

Com a morte do ex-prefeito de Santo André, Avamileno assumiu o cargo e, ontem, conseguiu novo mandato.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre João Avamileno
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página