Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2004 - 20h47

América Latina espera solidariedade e respeito de Bush, diz Amorim

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou hoje que o desejo do Brasil e dos países da América Latina em relação à nova administração Bush pode ser resumido em duas palavras: solidariedade e respeito.

Questionado sobre a maior afinidade do PT com o Partido Democrata norte-americano em questões referentes a direitos humanos, multilateralismo e meio ambiente, Amorim afirmou que as relações de trabalho entre Brasil e EUA têm transcorrido de forma eficiente e cordial.

Amorim destacou os encontros realizados entre Lula e Bush. Segundo ele, um deles teria durado cerca de três horas e resultado na criação de grupos de cooperação.

As relações cordiais entre os dois países não se limitam à esfera presidencial, segundo Amorim. Para reforçar essa tese, ele citou os encontros com Collin Powell e Robert Zoellick.

"É importante que tenha havido um processo democrático num país que serve como modelo para muitos outros e que resultou numa vitória clara e insofismável", disse ele.

Amorim participou da reunião dos chanceleres do Grupo do Rio. O documento elaborado por eles será submetido à aprovação dos presidentes na reunião de amanhã.

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia o que já foi publicado sobre Celso Amorim

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página