Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 14h01

Lula critica "mediocridade" dos que "só pensam no próprio mandato"

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
Enviado da Folha Online a Porto Real (RJ)*

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Brasil entrou 'definitivamente' na rota do desenvolvimento 'longo e duradouro' e que o crescimento do país precisa ser pensado para 15 ou 20 anos.

Durante a inauguração da produção do novo modelo 206SW da Peugeot em sua fábrica no município de Porto Real (170 km do Rio), Lula também afirmou que não se pode fortalecer as exportações sem fortalecer o mercado interno e lembrou a necessidade de aprovar as PPP (Parcerias Público-Privadas) para impulsionar os investimentos em infra-estrutura.

O presidente disse que a "mediocridade de alguns, que pensam apenas nos limites do próprio mandato" impedem que se pense o crescimento do país no longo prazo.

"Desde o período do regime militar o país está enfraquecido em sua capacidade de investir em infra-estrutura", disse Lula. 'Não adianta aumentar a produtividade para exportar sem [investir na melhoria de] portos, ferrovias e rodovias adequadas.'

O presidente recebeu do presidente do grupo PSA Peugeot Citroën, Jean-Martin Folz, dois carros Peugeot 206 SW como doações para o Programa Fome Zero.

O ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), que acompanhou o presidente, disse que a vinda da fábrica da Peugeot para Porto Real transformou o município em um 'pólo irradiador de empregos'. Furlan disse esperar que o investimento da empresa na produção do novo modelo 206SW amplie a capacidade de ocupação da planta industrial de Porto Real, chegando em 2006 a 100%.

O ministro disse também que o setor automotivo tem muito que celebrar, mencionando os recordes de produção e de exportações de veículos e que o governo pretende renovar o parque industrial brasileiro "com a desoneração gradual de máquinas e equipamentos" e fomentar mercado interno "com taxas de juros mais favorecidas e programas de financiamento mais longos".

*O repórter Vinicius Albuquerque viajou a convite da Peugeot

Leia mais
  • Peugeot da América do Sul permanecerá no vermelho em 2004 e 2005

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre críticas do presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página