Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2004 - 14h12

Saiba mais sobre a vida de Celso Furtado

Publicidade

da Folha Online

O economista Celso Monteiro Furtado nasceu em Pombal, na Paraíba, no dia 26 de julho de 1920. Aos sete anos mudou-se com a família para a capital do Estado.

Formado em direito pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), no Rio de Janeiro, em 1944, era doutor em Economia pela Sorbonne, de Paris, e pós-doutor pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Serviu na Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial, quando sofreu acidente durante missão na Itália.

Entre 1949 e 1957 foi diretor da Divisão de Desenvolvimento da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina), agência das Nações Unidas, em Santiago do Chile.

Em 1959 publicou o livro "Formação Econômica do Brasil", hoje um clássico, e assumiu a direção da Sudene.

Foi o primeiro ministro do Planejamento da história do país (1962-64), pasta que assumiu durante o governo de João Goulart (1961-64). Com o golpe de 1964 foi cassado e exilado.

Foi professor de universidades nos EUA (Yale, Harvard e Columbia), na Inglaterra (Cambridge) e França(Sorbonne), onde foi nomeado professor por decreto do presidente francês Charles de Gaulle. Após a anistia, em 1979, voltou ao Brasil e, em 1986, assumiu o ministério da Cultura no governo José Sarney (1985-90).

Em 1997 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras e, em 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Ciências.

Era doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), Universidade Estadual de Campinas (São Paulo), Universidade Nacional de Brasília, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Paraíba, Université Pierre Mendès-France (Grenoble, França), Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual Paulista e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leia mais
  • Economista Celso Furtado morre no Rio, aos 84 anos
  • Veja a bibliografia de Celso Furtado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Celso Furtado
  • Veja galeria de imagens do economista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página