Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2004 - 21h13

Para Pont, atuação do governo Lula é ''vergonhosa e criadora de clientelismo''

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

O deputado estadual Raul Pont (PT), candidato derrotado à Prefeitura de Porto Alegre, disse hoje à Folha que a forma de governar de Luiz Inácio Lula da Silva é ''vergonhosa'', ''superada'', ''velha'' e ''criadora de clientelismo''.

Pont, que integra a tendência petista DS (Democracia Socialista), da esquerda do partido, acha que, caso ele e a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), tivessem sido eleitos, poderiam ajudar a impor ao governo federal um comportamento diferente do atual.

Na semana passada, iniciaram-se movimentações do governo federal para uma reforma ministerial que deve distribuir cargos ao PMDB e ao PP. Pont diz não acreditar que o sistema de alianças implementado é necessário.

''Não acho que a derrota deva levar o governo a ampliar alianças. Em um país no qual o Executivo é muito imperial, o Legislativo é autorizativo, não impede de governar. A ampliação das alianças ou busca de governabilidade via maioria não é necessária. Devem-se mudar as relações com a sociedade. Isso não é desconsiderar o Congresso. Só que podemos criar outras relações'', disse.

Estudo elaborado por Pont, para a implementação do Orçamento Participativo em nível federal, já foi enviado para o governo.

''As pessoas sempre trataram essas teses como se fossem aventuras. Nosso esforço é para ser ouvidos. Com essas relações no Congresso, já se passaram dois anos. E daí? Melhorarmos a participação popular? Estamos nos restringindo a repetir aquela democracia participativa que sempre vimos como insuficiente, apesar de, é claro, ser melhor do que uma ditadura.''

Em uma crítica à atual política de alianças, Pont afirmou: ''Estamos no afã de ter maioria, mas a única forma é sentarmos com o PTB ou o PMDB? Isso é modelo? É vergonhoso o método que havia quando eu era deputado federal e continua existindo, de ratear verbas do orçamento. Isso só estimula o clientelismo. É uma forma de governar superada, velha, criadora de clientelismo. Por isso, apostamos nas formas mais diretas.''

De acordo com Pont, ''essa política de governabilidade só vai acirrar mais conflitos dentro do partido e subordinar o PT aos interesses dos Estados, o que vai nos aniquilar como partido''.

''Sempre que isso aconteceu, deu rolo'', completou.

Pont foi derrotado na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre por José Fogaça (PPS), após quatro administrações petistas na capital gaúcha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Raul Pont
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página