Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2004 - 16h25

Lula diz que apagão é página virada na história do país

Publicidade

da Folha Online

Em discurso na cerimônia de entrega de quatro turbinas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os "apagões" de energia são uma "página virada" na história do país.

"São obras como estas que nos dão certeza de que os apagões e os racionamentos de energia de 2001 e 2002, que causaram graves conseqüências para o consumidor, para a situação financeira das empresas e para o desenvolvimento econômico do Brasil, são agora uma página virada da nossa história", afirmou.

Ele disse também que não faltará energia no país, "nem para o consumo atual nem para o ciclo de expansão em que já entramos".

Lula se referiu ao apagão na energia do país ocorrido durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Para evitá-lo, foi feito racionamento imposto entre junho de 2001 e fevereiro de 2002. A insuficiência de investimentos em geração e transmissão de energia foi sua principal causa.

Além de terem sido obrigados a gastar menos luz, os consumidores, ao final do episódio, foram obrigados a cobrir, via aumento de tarifa, as perdas das empresas de energia com a redução forçada dos seus faturamentos.

Foram nove meses de redução compulsória do consumo, seis deles com corte de 20% nas residências e de até 35% nas indústrias. Antes, o único racionamento importante ocorrido no país após os anos 50 havia sido restrito ao Nordeste, no período 87/88.

Desenvolvimento sustentável

O presidente afirmou que seu governo já criou 1,796 milhão de empregos e que a capacidade ociosa das empresas está diminuindo, "numa demonstração clara de que nós estamos perseguindo um modelo de desenvolvimento que possa ser definitivamente sustentável".

De acordo com Lula, o país já passou por instabilidades econômicas, o que "serviu de lição para que a gente tomasse todo o cuidado possível para garantir que o nosso país tenha um ciclo de crescimento sustentável, que possa durar 10, 15, 20 anos".

Usina

Localizada no rio Tocantins, a usina de Tucuruí é a maior hidrelétrica genuinamente nacional . Inaugurada em 1984, completa 20 anos de operação em novembro e está sendo ampliada para oferecer mais energia a uma população estimada de 6 milhões de habitantes.

Sua ampliação é a maior obra de engenharia e infra-estrutura em execução no Brasil, realizada com recursos do governo federal. As obras devem ser concluídas em 2006. Atualmente, a ela é responsável por 10% da energia gerada no país.

O presidente chegou em Tucuruí na manhã de hoje e seguiu direto às obras da eclusa da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em seguida, participou da cerimônia de entrega oficial das obras de construção e instalação de quatro turbinas da usina.

Lula participou ainda de um almoço almoço em sua homenagem, oferecido pelo presidente da Eletronorte, Roberto Salmeron. De lá, volta a Brasília.


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pronunciamentos do presidente Lula
  • Leia o que já foi publicado sobre o risco de apagão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página