Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2004 - 15h41

Lula tem entre 42% e 49% das intenções de voto para 2006, diz CNI/Ibope

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Na primeira pesquisa sobre as eleições presidenciais de 2006 divulgada pela CNI/Ibope, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em vantagem sobre seus adversários com 42% a 49% das intenções de voto.

Foram feitos três levantamentos. No primeiro, Lula tem 42%, contra 33% do prefeito eleito de São Paulo, José Serra (PSDB). Eles são seguidos por Anthony Garotinho (PMDB), com 8%. Na simulação em que o candidato do PSDB é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula tem 47%, contra 15% do tucano, e 14% de Garotinho.

No cenário mais favorável ao presidente, em que ele tem 49% das intenções de voto, o candidato tucano é o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que tem 9%. Aécio aparece atrás de Garotinho, que tem 16% nesse cenário.

Considerando apenas os votos válidos, Lula venceria a eleição já no primeiro turno tanto no cenário com Alckmin como candidato tucano quanto com Aécio. Contra Serra, haveria segundo turno.

As simulação de voto foram estimuladas. O eleitor teve de escolher entre os candidatos apresentados pela pesquisa CNI/Ibope. Não foi realizada simulação com o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

O presidente da CNI, deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE), atribuiu o desempenho de Serra à "visibilidade" dada pela sua vitória nas eleições municipais deste ano. Além disso, Serra seria um "nome nacional", pois disputou o segundo turno das eleições de 2002 com Lula, o que lhe daria vantagem sobre os governadores tucanos Alckmin e Aécio na pesquisa.

Ele disse estar "impressionado" com o resultado obtido por Garotinho, que também foi candidato em 2002, mas poderia estar desgastado devido aos problemas de segurança pública no Rio --ele foi titular da pasta no governo Rosinha Garotinho.

O prefeito reeleito do Rio de Janeiro, César Maia, que já lançou sua pré-candidatura pelo PFL, aparece com 3% das intenções de voto na primeira simulação e 5% nas outras duas.

Já a senadora Heloisa Helena (sem partido-AL) aparece com 2% na primeira simulação e 3% nas outras duas. Ela também já admite ser candidata, mas seu o partido, o PSOL, precisa da aprovação da TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que que possa participar do pleito.

O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 29 de novembro, com 2.002 entrevistas, em 140 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais paara mais ou para menos.

Leia mais
  • Lula tem melhor avaliação popular em 1 ano, diz CNI/Ibope

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições presidenciais de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página