Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2004 - 12h04

PT define até 4ª feira sucessor de João Paulo Cunha

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

A bancada do PT vai definir até quarta-feira o nome do sucessor de João Paulo Cunha (PT-SP) à presidência da Câmara. Segundo Cunha, haverá nos próximos dias um trabalho de convencimento para evitar que todos os setes pré-candidatos disputem a indicação do PT.

"A idéia é fazer um consenso progressivo e convencer alguns companheiros a retirar suas candidaturas em apoio à outra. Na terça ou quarta-feira vamos fazer um processo de votação dos remanescentes", disse o deputado.

O novo presidente da Câmara, de acordo com João Paulo, deve contar com o apoio não só do PT, mas também de outros partidos. O presidente nacional do PT, José Genoino, já havia informado que o PT criou uma comissão interna para negociar a composição da Mesa Diretora com outros partidos.

As eleições na Câmara e no Senado seguem tradicionalmente o critério de proporcionalidade das bancadas. O partido com a maior bancada indica o nome do presidente, o partido com a segunda maior bancada indica o vice-presidente e assim por diante, até serem ocupados todos os 11 cargos existentes.

Segundo João Paulo, os petistas vão ter que levar em conta, na hora da escolha, o parlamentar do partido que tenha a maior penetração junto a outras bancadas. São pré-candidatos os deputados Arlindo Chinaglia (SP), Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), Professor Luizinho (SP), Paulo Delgado (MG), Paulo Rocha (PA), Virgílio Guimarães (MG) e Walter Pinheiro (BA).

A decisão sobre o nome do PT para a disputa da presidência da Câmara pode ocorrer na terça-feira, já que está marcada uma reunião de bancada para este mesmo dia, às 14h. Caso não haja o consenso, deverá haver a votação na quarta-feira, dia 22. Segundo Genoino, o partido quer entrar 2005 com o nome definido.

Leia mais
  • Na oposição, PT se une a "centrão" para disputa na Câmara de SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PT na Câmara
  • Leia o que já foi publicado sobre João Paulo Cunha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página