Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2004 - 17h51

Resistências a Greenhalgh serão superadas, diz Genoino

Publicidade

da Folha Online

O presidente nacional do PT, José Genoino, saiu em defesa do candidato à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT), e disse que o deputado pode fortalecer o poder Legislativo. De acordo com Genoino, a escolha de Greenhalgh, teve como marca a unidade do partido.

"Essas resistências [a Greenhalgh] serão superadas, porque o Luiz Eduardo vai representar toda a instituição. Ele tem experiência e capacidade política para mostrar que quer presidir a Câmara dialogando com todos e, ao mesmo tempo, preservando a autonomia do parlamento e a sua valorização", declarou, em entrevista ao portal do PT.

Segundo Genoino, a gestão do atual presidente da Casa, João Paulo Cunha, que deixa o cargo em fevereiro, foi marcada pela valorização do legislativo e pelo diálogo com todos os partidos. "Há um desejo da Casa, tanto da oposição quanto da situação, de fortalecer o Legislativo. O Luiz Eduardo tem esse perfil, tem essa história de vida democrática", avaliou.

Ao reivindicar para o PT a indicação à presidência da Câmara, Genoino argumentou que o partido é a maior bancada e que o mesmo princípio deve ser usado para o Senado. O atual presidente é José Sarney (PMDB-AP) e, embora alguns parlamentares já estejam articulando suas candidaturas, o favorito é o também peemedebista Renan Calheiros (AL). O PMDB tem maioria no Senado (com 23 cadeiras) e é a segunda maior bancada da Câmara (com 76).

PPPs

Genoino elogiou a atuação do Congresso e elegeu a aprovação das Parceiras Público-Privadas como uma das votações mais importantes do final do ano.

"Estamos criando o aparato legal para que o Brasil resolva um dos seus principais problemas, que é o do investimento em infra-estrutura. Para garantir um crescimento sustentável e de qualidade, com emprego e renda, temos que priorizar os programas de infra-estrutura e a modernização da máquina administrativa", afirmou, acrescentando que "as linhas básicas" das PPPs ficaram do jeito que o PT queria.

Para janeiro de 2005, o presidente revelou que o PT vai participar do Fórum Social Mundial e programar os 25 anos do PT. "Queremos fazer dos 25 anos um momento de debate e discussão", finalizou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Genoino
  • Leia o que já foi publicado sobre Luiz Eduardo Greenhalgh
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página